Autores
Mário Calvino Palombini
Engenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural
vermelhonatural@hotmail.com
A agricultura convencional, que foi baseada na “revolução verde”, trouxe os conceitos atuais de agricultura. Inclusive a utilização de defensivos agrícolas químicos, como a principal forma de controle fitossanitário, teve seu valor relevante na produção de alimentos, mas são tecnologias conceituais oficializadas em 1968, existentes há aproximadamente 50 anos.
Os novos conhecimentos desenvolvidos desde esta época possibilitaram vários outros tipos de conceito e aprimoramento de tecnologias. Atualmente, possuem outros três sistemas em evidência operando no mundo. A agricultura orgânica (terminologia brasileira) e agricultura integrada evoluíram para o sistema Resíduo Zero.
O sistema orgânico baseia-se no conceito de que a produção de alimentos e demais produtos vegetais é feita sem a utilização de fertilizantes e defensivos agrícolas sintéticos, além de não utilizar reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para a alimentação dos animais.
No sistema orgânico são aceitos defensivos agrícolas não sintetizados, de fonte natural, no entanto, estes defensivos podem conter ingredientes ativos químicos que necessitam passar pelos marcos regulatórios governamentais, por todos os testes tradicionais adotados pelos defensivos químicos sintéticos e, caso necessário, indicar sua toxidade, tempo de carência, dosagens, formas de aplicação, além de todas as informações necessárias para o seu registro.
Integração de métodos
A Agricultura integrada se baseia em um sistema agrícola de produção de alimentos de alta qualidade que utiliza defensivos fitossanitários naturais, incluindo inimigos naturais, agentes biológicos produzidos ou não em laboratórios (fungos, monitorizas e bactérias) e manejos fitossanitários alternativos, em substituição, quando possível, aos defensivos químicos sintéticos.
Na prática, adota técnicas da agricultura orgânica integrada com as convencionais, promovendo uma redução gradual e significativa dos fatores de produção prejudiciais ao ambiente e ao ser humano de modo a assegurar, a longo prazo, uma agricultura viável e mais saudável.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.