17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti Mosca-minadora: Alerta vermelho para os produtores de batata

Mosca-minadora: Alerta vermelho para os produtores de batata

Autores

João Rafael De Conte Carvalho de Alencar
Doutor e professor – Departamento de Agronomia do Centro Universitário Integrado e coordenador do Grupo de Estudos em Manejo Integrado de Pragas (GEMIP)
joao.alencar@grupointegrado.br
Marina Aparecida Viana de Alencar
Doutor e professor – Departamento de Agronomia do Centro Universitário Integrado
marina.viana@grupointegrado.br
Anderson Gonçalves da Silva
Doutor e professor – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), câmpus de Paragominas (PA) e coordenador – GEMIP
anderson.silva@ufra.edu.br
Crédito: Maria Fernandes

O consumo de batata no mundo se dá principalmente de forma in natura. O fato é que a produção deste tubérculo ultrapassa os 388 milhões de toneladas, com uma produtividade média próxima a 20 toneladas por hectare. Além disso, é expressivo o consumo per capita/ano, que é superior aos 34 kg.

O principal mercado consumidor de batatas é a União Europeia, Estados Unidos e a Ásia, com a China e a Índia. Entretanto, os países europeus e os Estados Unidos utilizam este tubérculo com maior proporção como base da alimentação, o que eleva a batata ao terceiro alimento mais consumido no mundo, atrás apenas do arroz e do trigo.

As pragas

Fatores que limitam o aumento da produtividade desta solanácea são, principalmente, os problemas fitossanitários, como as pragas e as doenças. Entre as pragas, a mosca-minadora Liriomyza sp., representada principalmente pela espécie Liriomyza huidobrensis, é considerada uma praga de difícil controle pelos bataticultores. Trata-se de um díptero da família Agromyzidae de cor escura.

A postura é endofítica, ou seja, é realizada no interior do tecido vegetal, numa quantidade que pode variar de 200 a mais de 500 ovos durante seu ciclo reprodutivo, o que normalmente é depositado nas folhas em um período de quase 30 dias.

As pupas se fixam nas folhas, ou antes de empupar as larvas migram para o caule e, principalmente, para o solo, permanecendo no estágio de pupa por até 15 dias. Os adultos vivem em média entre 10 a 20 dias. O ciclo completo do inseto varia de 21 a 30 dias.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.