17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Mercado MS ganha destaque na geração de energia a partir da queima...

MS ganha destaque na geração de energia a partir da queima da madeira

MAIS FLORESTA - Biomassa para Energia - foto Paulo Cardoso (53)Mato Grosso do Sul contará com seis termoelétricas gerando energia elétrica a partir da queima de madeira de eucalipto nos próximos anos, uma novidade não só para o Estado, mas para o País. Segundo o secretário estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Jaime Verruck, além das termoelétricas, cinco novas empresas vão se instalar na região sul nos próximos meses e todas elas vão usar a biomassa como matéria prima.

As usinas de açúcar e de álcool e as fábricas de celulose já produzem energia a partir da biomassa. As empresas armazenadoras de grãos, os aviários e os frigoríficos também usam a madeira e o cavaco do eucalipto para gerar calor e energia.

Para os produtores de florestas sul-mato-grossenses este é um mercado novo e crescente que usa energia limpa e renovável, agregando valor aos seus negócios florestais. É mais uma cadeia que se forma. A biomassa surge num momento em que a demanda mundial está voltada para o aperfeiçoamento da matriz energética, substituindo fontes fósseis e poluentes por combustível ecologicamente correto.

foto Sotto
Sotto

Este será o tema principal do Programa Mais Floresta, uma realização do Senar/MS ““ Serviço Nacional de Aprendizagem Rural que vai acontecer no próximo dia 06 de novembro, no Sindicato Rural de Dourados, com palestras pela manhã e dia de campo à tarde. O organizador do evento, Paulo Cardoso, justifica a necessidade de maior circulação de informações a respeito do assunto com a criação, nos últimos dois anos, de cinco novas empresas de produção de cavaco. “Os silvicultores, que antes não tinham para quem vender suas florestas, começam a vislumbrar um mercado novo que só tende a crescer nos próximos anos, por isso a necessidade de debatermos o tema geração de energia a partir da biomassa“, afirma.

O programa Mais Floresta já foi realizado nos municípios de Três Lagoas e Maracaju. “O programa quer difundir o potencial da silvicultura nas diferentes regiões porque o segmento é promissor e está em expansão no Estado, tanto pela produção de papel como de energia“, justifica. O Senar/MS tem oito cursos na área da Silvicultura.

Sotto
Sotto

Palestrante da edição de Dourados, José Carlos Bianchini Sottomaior, vai apresentar em sua palestra novidades em termos de equipamentos e tecnologias avançadas para a produção de biomassa não só de florestas, mas também de resíduos agrícolas e urbanos. “Por ser um produto natural, de fácil manuseio e elevada densidade energética, a biomassa do eucalipto – tanto na forma de cavaco como de pellet – tem como principal aplicação a geração de energia térmica, mas também pode ser utilizada como combustível para a geração de energia elétrica em indústrias, usinas termoelétricas e até na propriedade rural“, adianta.

Sottomaior destaca também que existe um mercado de pellet crescente no Brasil. “Mato Grosso do Sul tem um grande potencial, mas para alcançar eficiência na produção deste biocombustível a partir da biomassa é preciso bem mais do que empresários dispostos a investir numa tecnológica indústria de grande porte. A competitividade global depende, acima de tudo, de competência política. E, ao meu ver, o governo do Estado está indo no caminho certo“.

Programa Mais Floresta: para mais informações acesse www.senarms.org.br/projetos/mais-floresta.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes