Mais de 60 mil mudas de espécies florestais nativas já foram produzidas no viveiro implantado pela Associação de Reposição Florestal do Estado do Piauà (Piauiflora), por meio de convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do ParnaÃba (Codevasf). O viveiro foi implantado na Floresta Nacional de Palmares, unidade de conservação federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no município de Altos (PI).
Gaspar da Silva Alencar, chefe da Unidade avançada da Floresta Nacional de Palmares, unidade de conservação federal administrada pelo ICMBio, ressalta que o espaço do viveiro também está contribuindo para atividades de educação ambiental com jovens da região.
Recentemente, mil mudas de espécies nativas foram fornecidas à prefeitura de São João do Piauà com o objetivo de serem plantadas às margens do Rio PiauÃ. Foram repassadas mudas de jatobá, cajuÃ, jucá e tamboril. Para ter acesso as mudas é muito simples. “As prefeituras precisam elaborar um pequeno projeto, explicando em que ação de recuperação de área degradada serão utilizadas as mudas. Em seguida, precisam enviar para a Piauiflora. A partir daÃ, a Piauiflora comunicará a Codevasf que poderá acompanhar a quantidade de mudas que sairá dos viveiros“, explica o presidente da Piauiflora, Deocleciano Guedes.
Segundo ele, mais de 2 mil mudas já foram distribuÃdas em eventos e cursos de educação ambiental e de preservação de florestas nativas. Para entrar em contato com a instituição, basta ligar para (86) 3233-6491. A ação poderá beneficiar todos os 279 municípios da bacia, nos estados do PiauÃ, Ceará e Maranhão.