17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Mulching otimiza uso de água

Mulching otimiza uso de água

Rerison Catarino da Hora

Professor doutor em Fitotecnia – Universidade Estadual de Maringá/Campus de Umuarama

rcdahora@yahoo.com.br

 

 FotosRerison Catarino
FotosRerison Catarino

O uso do mulching na agricultura não mais causa espanto ao produtor, tampouco desconfiança quanto aos seus benefícios. Qualidade de produto, redução no custo com mão de obra na capina e melhor aproveitamento da água e dos nutrientes aplicados às culturas são vantagens já muito bem conhecidas pelos adeptos ao uso dessa tecnologia.

No entanto, quando nos referimos ao manejo da água para agricultura, devemos nos atentar principalmente para as mudanças climáticas que vêm ocorrendo nos últimos anos, promovendo uma preocupação mundial quanto à produção de alimentos cada vez mais eficientes, culminando assim na busca de técnicas que ofereçam uma menor demanda por água, sem interferir direta ou indiretamente na produtividade das lavouras.

Neste caso, o agricultor conta com soluções capazes de otimizar o uso da água e conter desperdícios, com iniciativas inovadoras e de alta tecnologia no setor de resinas plásticas. Uma das soluções mais bem sucedidas nesse segmento é o mulching, filme plástico de polietileno utilizado na agricultura para a cobertura do solo.

Benefícios

Consolidado no cultivo de hortaliças e frutas, o produto elimina a necessidade de aplicação de herbicidas e mantém a umidade do terreno, além de promover melhores índices de crescimento das plantas. Em algumas culturas, o filme pode gerar uma economia de água de até 70%, além de redução nos gastos com insumos.

Quando o solo é coberto por esses filmes plásticos, tem-se uma tendência de reduzir a evapotranspiração, que seria a perda da água aplicada na lavoura pelo processo de evaporação da água contida no solo, somada àquela eliminada pela planta pelo processo transpiratório.

Com essa redução, o volume de água a ser aplicado na planta tende a ser menor, pois com o uso da cobertura a evaporação é reduzida, diminuindo também o gasto de energia elétrica para o acionamento do sistema motobomba, que poderá ser utilizado em intervalos maiores.

 O solo coberto por mulching reduz o consumo de água em até 70% - FotosRerison Catarino
O solo coberto por mulching reduz o consumo de água em até 70% – FotosRerison Catarino

Cuidados

Alguns cuidados devem ser observados pelos produtores, pois fatores como a cor do mulching, regime hídrico da região, tipo de solo, tipo de cultura e época do ano podem interferir na eficiência desta tecnologia, uma vez que o uso de filmes transparentes em solos úmidos pode promover o aumento da evaporação da água.

Isso acontece porque eles possuem a capacidade de transmitir aos solos uma maior porcentagem de radiações solares, o que, consequentemente, promoverá um acréscimo na temperatura e aumento da evaporação, além de levarao acúmulo de água na parte do plástico que fica voltado para o solo. O resultado é a diminuição da redução de perda de calor no período da noite, bem como criação de um microclima favorável ao desenvolvimento de doenças que podem atacar o caule da planta.

Outro cuidado está relacionado ao regime hídrico da região produtora, pois o uso de mulching em culturas produzidas a céu aberto pode promover um excesso de água na porção coberta, já que a tendência, neste caso, é que ocorra uma retenção da umidade por um período maior, favorecendo assim o surgimento de doenças naquela região.

Haverá, portanto, interferência na qualidade e produção da cultura. Esse mesmo cuidado deverá ser observado ao se aplicar a lâmina d´água no manejo da cultura instalada sobre o mulching, pois em condições climáticas de alta precipitação e umidade relativa do ar, a perda de água neste sistema tende a ser menor, exigindo do produtor ou do profissional que o assiste uma maior atenção no manejo da irrigação.

É importante ressaltar que o manejo de lâminas d´água inferiores às exigidas pela cultura também pode interferir no desenvolvimento das plantas e qualidade final do produto, não sendo o mulching tecnologia suficiente para reduzir os erros provocados por um manejo inadequado da irrigação.

 O cor do mulching interfere diretamente no resultado da técnica - FotosRerison Catarino
O cor do mulching interfere diretamente no resultado da técnica – FotosRerison Catarino

Recomendações

Apesar de o mulching permitir o uso de diferentes sistemas de irrigação dentro da lavoura, ao se decidir pela cobertura plástica o produtor também deverá optar por um sistema de irrigação mais adequado o que, neste caso, passa a ser o uso de cintas ou fitas gotejadoras, que além de promoverem uma economia no uso de água, também se apresentam como uma forma muito eficiente de distribuição da lâmina d´água.

Elas permitem ao produtor distribuir os emissores mais próximos ao volume de “raízes ativas“ da planta, além de promover a possibilidade de uso da fertirrigação, que seria a aplicação de fertilizantes via água de irrigação, ou ainda a quimigação, que nada mais é que a aplicação de alguns defensivos por este mesmo mecanismo, reduzindo assim os custos com mão de obra, além de tornar mais eficiente a absorção destes produtos pela planta.

Essa matéria completa você encontra na edição de junho 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes