O mulching, filme plástico cada vez mais utilizado na cobertura do solo no cultivo de hortifrúti e culturas perenes, também começa à ser utilizado no abacaxi. Com o mulching é possível diminuir o ciclo do fruto e antecipar a colheita em até seis meses. O produto também garante ganhos de, em média, 25% no volume de produção, e abacaxis até 30% maiores do que em plantios sem o filme de polietileno.
Além disso, a solução garante redução de custos com mão de obra, pois elimina a capina manual, considerada muito trabalhosa; diminui o consumo de energia elétrica e água, uma vez que retém umidade por mais tempo, demandando irrigação com menos frequência; e garante menor utilização de herbicidas, ao não permitir a passagem de luz, evitando assim a proliferação de ervas daninhas.
“O abacaxi ainda é visto como uma cultura de baixa tecnologia e nosso objetivo é mudar esse conceito. Vamos mostrar aos produtores que investir no mulching é uma ótima solução para tornar o plantio mais eficiente e agregar valor ao produto final. Estamos com grandes expectativas para a expansão do seu uso no Brasil, que possui 60 mil hectares dedicados ao cultivo da fruta“, afirma Edson Damaglio, gerente técnico-comercial da ElectroPlastic, responsável pela produção do mulching plástico.