17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti Mulching: Técnica reduz botrytis em morango?

Mulching: Técnica reduz botrytis em morango?

Autor

Mário Calvino Palombini
Engenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural
vermelhonatural@hotmail.com
Crédito Shutterstock

As vantagens da utilização do mulching plástico o tornam imprescindível em uma agricultura profissional. Apenas o fato de evitar as plantas daninhas já o tornam indispensável. Mas além disso, tem outras vantagens fundamentais para o desenvolvimento da planta, como a capacidade de aumentar a temperatura do solo, manter os frutos limpos, reduzir a salinização superficial do solo, diminuir a perda de umidade do solo, que por consequência causa uma melhoria na sanidade do fruto, reduzindo não apenas a incidência de botrytis, mas todas as outras doenças que necessitam de períodos longos de umidade para se desenvolver.

Opções

No caso de interferir na temperatura do solo, existem duas opções: o plástico dupla face (branco por fora e preto por dentro) e o totalmente preto. Nos plásticos pretos o aumento da temperatura é maior que no dupla face, e por isso são recomendados para regiões menos quentes, em que a temperatura necessita ser aumentada para garantir o vigor produtivo da planta.

Cuidados

Alguns cuidados devem ser levados em consideração ao instalar o mulching preto, como reduzir ao máximo os bolsões de ar embaixo do plástico. Além de indicar um mau preparo do solo, estes bolsões de ar aumentam excessivamente a  temperatura abaixo do plástico, podendo ocasionar queima do fruto e nas as primeiras folhas que tocam o  material, queimando suas bordas.

Com o crescimento das plantas, ocorre o sombreamento e este problema reduz. Mas pode acontecer novamente em períodos muito quentes, nos frutos que ficaram expostos diretamente ao sol.

Vantagens dos dupla face

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.