17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Mercado Nova plataforma de inovação e empreendedorismo da BASF

Nova plataforma de inovação e empreendedorismo da BASF

O AgroStart é a nova plataforma da BASF para promover inovação e empreendedorismo no agronegócio. A iniciativa vai ampliar sua atuação na Amélica Latina com equipes dedicadas aos desafios e soluções locais.

A Plataforma AgroStart vai atuar em quatro frentes de trabalho:

  • continua com a aceleração de startups;
  • foco no intraempreendedorismo. Passa a acelerar ideias internas de colaboradores da BASF dentro da Garagem AgroStart, utilizando a mesma metodologia das startups;
  • ampliação do Ecossistema AgroStart, lançado em 2019, aumentando as parcerias com empresas de outros setores;
  • aportes do BASF Venture Capital, que realiza investimentos em startups e fundos de capital de risco.

Nesta nova plataforma, as tecnologias desenvolvidas por startups e em iniciativas de intraempreendedorismo são focadas em automação, economia compartilhada, agricultura de precisão e gestão da lavoura. As soluções buscam aumentar de eficiência no campo, com otimização de recursos e maior produtividade.

O processo de cocriação também fica mais robusto a partir de agora. O Banco do Brasil, um dos maiores apoiadores do agronegócio brasileiro, ingressa no Ecossistema AgroStart, iniciativa para a interação entre empresas. O novo parceiro junta-se a Bosch e Samsung com o objetivo da cocriação e da troca de expertises para gerar inovação para o agronegócio.

“O Banco do Brasil é um parceiro estratégico com forte atuação no agronegócio e que vem investido em digitalização e agtechs. Dessa parceria, pode haver a união da tecnologia financeira com os conhecimentos sobre manejo, gestão das lavouras e a tomada de decisão do agricultor”, afirma Eduardo Menezes, gerente de Produtos Digitais da Divisão de Soluções para Agricultura da BASF na América Latina.

“Temos orgulho em ser a única instituição financeira no Ecossistema da Plataforma AgroStart. Entendemos que há muita sinergia em nossas atuações no agronegócio, visando a melhoria das condições e produtividade no campo, fortalecendo ainda mais o agronegócio brasileiro”, afirma Marco Túlio Moraes da Costa, diretor de agronegócios do Banco do Brasil.

Além do Ecossistema, outras interações com empresas e empreendedores externos podem ser geradas pelo BASF Venture Capital (BVC). Em novembro, o BVC investiu US$ 4 milhões no fundo brasileiro AgVentures II, administrado pela SP Ventures. Este foi o primeiro aporte do BVC no Brasil, com foco em startups de tecnologia do setor agrícola e de alimentos, as chamadas AgFoods.

Além de todas as novidades, a plataforma AgroStart segue com seu programa de aceleração de startups pioneiro no país. Desde 2016, a iniciativa já interagiu com mais de 420 startups e realizou nove processos de aceleração.

“Na plataforma AgroStart todos podem aprender, inovar e contribuir para o surgimento de novas soluções. Nosso foco é conectar, experimentar e desenvolver tecnologias através da cocriação em um ambiente cada vez mais competitivo. Para acompanhar a velocidade da informação é preciso unir esforços“, explica Almir Araújo, responsável por Agricultura Digital da BASF na América Latina. 

BASF na Agricultura. Juntos pelo seu Legado.

Sobre a Divisão de Soluções para Agricultura da BASF

Com uma população em rápido crescimento, o mundo está cada vez mais dependente da nossa capacidade de desenvolver e manter uma agricultura sustentável e ambientes saudáveis. Trabalhando com agricultores, profissionais agrícolas, especialistas em gestão de pragas e outros, é nosso papel ajudar a tornar isso possível. É por isso que investimos em uma forte estrutura R&D e em um amplo portfólio, incluindo sementes e melhoramento genético, proteção química e biológica de cultivos, manejo do solo, fitossanidade, controle de pragas e agricultura digital. Com equipes de especialistas em laboratório, campo, escritório e produção, conectamos o pensamento inovador e a ação realista para criar ideias reais que funcionam – para agricultores, sociedade e o planeta. Em 2018, nossa divisão gerou vendas de 6,2 bilhões de euros. Para mais informações, visite www.agriculture.basf.com ou qualquer um dos nossos canais de mídia social.

Sobre a BASF

Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 122 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de € 63 bilhões em 2018. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes