17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Hortifrúti Novas fontes de cálcio são mais eficientes

Novas fontes de cálcio são mais eficientes

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

O cálcio (Ca) é um macronutriente catiônico e secundário muito importante para o desenvolvimento das plantas. Suas principais funções são: estrutural (componente da parede celular); reprodutiva (germinação do grão de pólen e crescimento do tubo polínico, formação de frutos, sementes e demais estruturas jovens das plantas); qualidade das produções (interna e externa) e resistência dos tecidos (estresses hídricos, salinos e fitossanitários). No solo, atua reduzindo a acidez e diminuindo a toxidez do alumínio, cobre e manganês.

 De modo geral, os solos tropicais apresentam baixos teores deste elemento, sendo necessária a adição de fontes complementares. Embora a calagem seja prática comum nos solos brasileiros, a solubilidade do cálcio, na forma de carbonato, não é elevada, o que pode acarretar sintomas de deficiência nas plantas.

Assim, o uso de fertilizantes à base de cálcio tem demonstrado grande importância no manejo nutricional das culturas, principalmente as aplicações via foliar e fertirrigação.

Mobilidade

Devido à mobilidade restrita deste elemento nas plantas, é importante o uso de novas tecnologias que possibilitem o fornecimento de cálcio em teores adequados, com disponibilidade imediata para a planta, nos momentos de maior demanda.

Existem diversas formulações de fertilizantes à base de cálcio no mercado, destacando-se: nitratos, cloretos, sulfato, carbonatos, quelatizados (EDTA), complexados (aminoácidos, ácidos orgânicos, etc.).

Além dos parâmetros de solubilidade, disponibilidade do nutriente às plantas, compatibilidade com outros produtos e ausência de impurezas, deve-se observar que complexos de cálcio de alto peso molecular e grande tamanho de molécula tendem a não ter boa absorção pelas folhas.

Dicas importantes

Para o uso foliar, o uso de complexos de cálcio com ácidos carboxílicos de baixo peso molecular tem mostrado excelentes resultados no desenvolvimento de diversas culturas, tanto na fase vegetativa quanto na reprodutiva, envolvendo florescimento, estabelecimento de frutos jovens e desenvolvimento dos mesmos até a maturação.

Estudos com o consagrado fertilizante Calboron® têm demonstrado que esta tecnologia apresenta vantagens na absorção e incremento na mobilidade do nutriente, além de ausência de fitotoxicidade e economia de energia metabólica pela planta. Isso permite o fornecimento de quantidades adequadas de cálcio prontamente disponível pela planta, nos momentos de maior necessidade, de acordo com a fenologia.

Outra característica importante relacionada a esta tecnologia é a ausência de nitrogênio no produto. Para a qualidade da produção, o equilíbrio dos teores de cálcio e nitrogênio é fundamental, uma vez que excessos de nitrogênio resultam em parede celular com menor resistência e firmeza, resultando em produtos com menor valor de mercado.

Crédito shutterstock
Crédito shutterstock

Via de fornecimento

Para o uso via fertirrigação, a tecnologia de fornecimento de cálcio ligado a um complexo orgânico reduz as interações do elemento cálcio com o solo, garantindo a disponibilidade e auxiliandona absorção do nutriente pelas plantas. Para isto foi desenvolvido o Fisiocal® complexado por um mix de ácidos húmicos e aminoácidos que aumentam a disponibilidade do cálcio pela absorção radicular.

Essas novas tecnologias são oferecidas ao mercado pela Green Has do Brasil (www.greenhasbrasil.com.br), empresa focada nas soluções nutricionais para cada estágio fenológicoda cultura, com produtos de alta qualidade, otimizando e garantindo o fornecimento de elementos em quantidades corretas, de acordo com sua necessidade. Para mais informações, ligue(11) 4561-6292.

Essa matéria você encontra na edição de abril 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes