A EPAMIG inaugurou quarta-feira (13), em Machado (Sul de Minas), a nova Unidade de Torrefação e Processamento de Café do Campo Experimental.
Além de processar, de forma automatizada, todo o café produzido nas quatro unidades produtoras da EPAMIG (Machado, Três Pontas, São Sebastião do ParaÃso e PatrocÃnio), a nova unidade de torrefação vai atender também a outras instituições e produtores. Com a nova estrutura a capacidade diária de torrefação do Campo Experimental de Machado passa de 140Kg de pó para 600kg de pó.
As obras de reforma e ampliação fazem parte do projeto de reestruturação do Governo de Minas Gerais, do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC) e tem apoio de emenda parlamentar.
São aguardados o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leitão, o presidente da EPAMIG, Rui Verneque, o prefeito de Machado, Julbert Ferre, o deputado federal Adelmo Leão, entre outras autoridades locais.
Além das atividades de torrefação, a Unidade desenvolve pesquisas em melhoramento genético do cafeeiro; manejo integrado de pragas e doenças; manejo da lavoura; cafeeira, tratos culturais, consórcio, poda; geoprocessamento das lavouras cafeeiras do Sul de Minas; nutrição do cafeeiro e fornece de sementes e de mudas de café.
Local: Campo Experimental de Machado (Av. Doutor Athayde Pereira de Souza, s/n°, Zona Rural – Machado – MG)