17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Florestas Nutrição foliar Correção imediata das deficiências

Nutrição foliar Correção imediata das deficiências

Autora

Camila Leite Santos
Graduanda em Engenharia Florestal na Universidade Federal de Lavras (UFLA)
camila_leite96@hotmail.com

A nutrição foliar visa fornecer nutrientes às plantas de forma prontamente absorvível, sendo que a correção imediata das deficiências é o objetivo principal, além de ser uma técnica complementar a adubação via solo, o que favorece o fornecimento adequado de nutrientes para potencializar a produção, promovendo rápida absorção e maior aproveitamento do adubo aplicado.

Neste tipo de adubação são utilizados macro e micronutrientes, permitindo a suplementação da planta em suas diferentes fases de desenvolvimento.

Por onde começar

A nutrição foliar pode ocorrer em diversas fases, sendo classificada como nutrição foliar preventiva, corretiva quando se identifica deficiência nutricional, substitutiva utilizada mais comumente para micronutrientes, complementar quando é aplicada junto à adubação via solo e estimulante da adubação foliar sobre a adubação radicular.

Culturas beneficiadas

Espécies do gênero Eucalyptus vêm sendo beneficiadas pela nutrição foliar, assim como o cafeeiro (Coffea sp.). A capacidade de absorção foliar pode ser diminuída ou aumentada, pela influência de fatores externos e internos.

Os principais fatores externos são temperatura, luz, vento e umidade relativa do ar. Já os principais fatores internos são umidade da cutícula, idade e superfície foliar, além do estado nutricional da planta.

Vale ressaltar que a adubação foliar não deve substituir a nutrição via solo, além de que a dosagem recomendada para cada espécie deve ser recomendada por análises químicas do solo ou dos tecidos vegetais, diagnóstico de sintomas visuais de deficiência nutricional.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes