17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti O fosfito de potássio pode controlar o míldio da videira?

O fosfito de potássio pode controlar o míldio da videira?

Autor

Givago Coutinho
Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado)
givago_agro@hotmail.com

Crédito Shutterstock

O míldio (Plasmopara vitícola) é a doença de ocorrência na videira mais importante no Brasil e nas principais regiões vitícolas do mundo. Esse patógeno pode infectar todos os órgãos vegetativos da videira e torna-se crítico quando a infecção ocorre no início do florescimento e na frutificação, podendo causar severa redução da produtividade. Mas, uma técnica eficiente contra o míldio é o fosfito de potássio.

Opções

Atualmente, podem ser encontrados no mercado de defensivos produtos que atuam no estímulo da produção de substâncias que auxiliam na autodefesa das plantas, dentre os quais se encontra o fosfito de potássio, que nada mais é que um sal do ácido fosforoso ligado ao potássio.

Este composto é capaz de atuar na indução do estímulo para a produção de substâncias naturais de autodefesa pelo vegetal, contribuindo para a proteção do mesmo contra o ataque de fungos.

Manejo

Sônego et al. (2003) observou, em ensaios conduzidos no campo, que o fosfito de potássio reduziu a incidência, bem como a severidade do míldio da videira, constituindo outra alternativa ao controle. Indica-se como medida mais eficiente ao controle que as aplicações fosfito de potássio nos parreirais sejam efetuadas de maneira preventiva.

Alerta

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.