17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos O vigor e o desempenho das sementes de soja

O vigor e o desempenho das sementes de soja

Autores

José de Barros França-Neto
jose.franca@embrapa.br
Francisco Carlos Krzyzanowski
francisco.krzyzanowski@embrapa.br
Engenheiro agrônomo, PhD e pesquisador da Embrapa Soja


Crédito: Shutterstock

O assunto ‘vigor das sementes’ está, a cada dia, mais em pauta entre o setor produtivo de sementes e também entre os sojicultores. Entretanto, apesar dessa “popularização” de seu uso, muitos ainda não têm a perfeita noção do seu real significado: falta maior domínio técnico sobre os seus conceitos e parâmetros no âmbito da tecnologia de sementes, o que propiciaria melhor uso das informações geradas pelos testes de vigor.

A definição formal do termo “vigor de sementes” é fruto da dedicação de centenas de pesquisadores, professores e demais profissionais envolvidos com o controle de qualidade de sementes de diversas instituições nacionais e internacionais, durante os últimos 70 anos.

As primeiras tentativas de definir esse parâmetro ocorreram com a formação, em 1950, do Comitê de Bioquímica e Vigor de Plântulas da ISTA (Associação Internacional de Análise de Sementes) e, posteriormente em 1961, do Comitê de Testes de Vigor da AOSA (Associação de Analistas Oficiais), estabelecida nos Estados Unidos.

Conceito

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.