Os nematoides são um dos principais inimigos da sojicultura. Das mais de 100 espécies encontradas nas lavouras de soja em todo o mundo, quatro têm alta infestação nos cultivos brasileiros. Essas têm causado muita preocupação para os produtores rurais e ocasionado perdas de produtividade.
Pesquisas sobre causas, ocorrências e sintomas dos nematoides têm ajudado a classe produtora a enfrentar esse desafio. Especialistas no assunto dizem que os principais nematoides que têm infestado as lavouras das regiões sojícolas no Brasil são os de galhas, o de cisto, os das lesões radiculares e o reniforme.
“Algumas espécies, como o nematoide de cisto da soja (Heterodera glycines), são mais problemáticas em Mato Grosso, enquanto outras, como, os das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) estão amplamente disseminadas nas áreas de soja do País e têm causado perdas consideráveis à produção”, diz Andressa Cristina Machado, do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
Condições
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.