José Luiz TejonMegido
Conselheiro Fiscal do Conselho CientÃfico Agro Sustentável (CCAS), dirigentedo Núcleo de Agronegócio da ESPM e comentarista da Rádio Jovem Pan
Existem segmentos do agronegócio que são pouco comentados no Brasil, mas que são alvos de imensas crÃticas internacionais pelos abusos ambientais, sociais e exploração da natureza.
O óleo de palma extraÃdo do dendê é um deles, alvo de manifestações anticonsumo e costuma ser associado à morte de orangotangos na África, por exemplo. Em contrapartida, é exatamente nesse setor que o Brasil acaba de ganhar um relevante destaque e uma premiação invejada internacionalmente.
No segmento do óleo de palma, extraÃdo do dendê, no Pará, a Agropalma, uma empresa brasileira, foi reconhecida como a Empresa do Ano na Amazônia. Esta recebeu o Prêmio Samuel Benchimol e Banco Amazônia de empreendedorismo consciente.
A Agropalma recebe ad value pelo seu produto, que hoje se trata da única no mundo a produzir óleo de palma ambientalmente sustentável. Isso porque ela atua com desmatamento zero há mais de 15 anos, possui várias certificações avançadas em sustentabilidade de ONG’s rigorosas e severas do mundo todo.