17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Panorama nacional da produção de frutas vermelhas

Panorama nacional da produção de frutas vermelhas

Autores

Ivan Marcos Rangel Junior
juniorrangel2@hotmail.com
Altino Junior Mendes Oliveira
altinojrmendes@gmail.com
Engenheiros agrônomos e doutorandos em Agronomia/Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Filipe Almendagna Rodrigues
Engenheiro agrônomo e doutor em Agronomia/Fitotecnia
filipealmendagna@yahoo.com.br

Crédito Shutterstock

Nos últimos anos, a produção de frutas vermelhas no Brasil vem ganhando espaço entre pequenos e médios produtores devido ao seu alto valor de mercado, porém, a obtenção de dados oficiais sobre a área plantada acaba sendo escassa. Ainda assim, estima-se que as frutas vermelhas ocupam uma área de aproximadamente 4.200 hectares quando se considera a produção nacional dessas frutas. O morango, por sua popularidade, acaba sendo o protagonista, ocupando 83% dessa área, seguido da amora-preta e do mirtilo.

Por serem plantas de clima temperado e assim exigentes em temperaturas baixas, a produção dessas frutas tendem a concentrar-se em regiões cujo clima seja favorável ao seu desenvolvimento e frutificação. Atualmente, os principais produtores de frutas vermelhas são Rio Grande do Sul, São Paulo, região sul do Estado de Minas Gerais, entre outros.

Cultivares

As cultivares mais utilizadas pelos produtores depende de uma série de variáveis e das particularidades da região onde cada uma está inserida. Na produção nacional de morangos existem cultivares de dias curtos, cujo florescimento ocorre nos meses de menor duração de luz natural (período de inverno no Brasil), como a Oso Grande, Camarosa, Camino Real, Ventana, Festival e Palomar, e também cultivares de dias neutros, como a Aromas, Diamante, Albion, Portola, San Andreas e Monterey.

Já em relação ao mirtilo, as cultivares são escolhidas de acordo com a necessidade de frio apresentada pela cultivar e as características climáticas onde será implantado o pomar, apresentando plantas de alta (650 a 850 horas), média (200 a 600 horas) e baixa (menos de 200 horas) necessidade de frio, a exemplo da Northern highbush, Southern highbush e Rabbiteye.

Entre as cultivares de Framboesa mais cultivadas no Brasil destacam-se a Batum, Heritage, Golden Bliss, Polana e Autumn Bliss.

Aspectos produtivos

Quando se pensa na produção de frutas vermelhas, é fundamental observar alguns aspectos relativos ao manejo da cultura para obter sucesso na atividade. Inicialmente a escolha do terreno é considerado fator-chave para a implantação da cultura, devendo-se optar por terrenos planos, que apresentem boa ventilação e insolação.

O preparo do solo é outro fator de suma importância – é ideal que a produção de frutas vermelhas seja feita em solos de boa fertilidade, bem drenados e com pH entre 5,5 e 6,5, de forma generalizada. Assim, o manejo deve ser feito de acordo com as exigências de cada cultura e suas particularidades.

Lucro é o maior atrativo

As frutas vermelhas vêm atraindo cada vez mais produtores por causa de sua rentabilidade. Dependendo da cultura, a produtividade média pode chegar a 60 toneladas por hectare, como é o caso do morango, enquanto a framboesa e o mirtilo podem atingir produtividade média de cinco e nove toneladas por hectare, respectivamente.

Além disso, as frutas vermelhas são altamente apreciadas devido às suas propriedades nutracêuticas. Ainda, quando processadas originam geleias, sorvetes, doces, entre diversos outros segmentos industriais, como cosméticos e usos farmacêuticos.

A escassez de grandes produtores e a baixa oferta desse tipo de fruta no mercado acabam atribuindo alto valor a elas, sendo uma atividade promissora.

As características como cor, sabor, aroma e composição nutricional fazem com que as frutas vermelhas atraiam de forma positiva o mercado consumidor, além da versatilidade apresentada pelos frutos na produção dos mais variados produtos.

Retorno certo

O tempo de retorno do investimento feito na implantação e produção de frutas vermelhas pode variar de oito meses a 2,5 anos. No caso do morango, o tempo de retorno do investimento gira em torno de oito meses a partir do plantio, quando manejado adequadamente.

Já para o mirtilo e a framboesa esse tempo se estende para dois anos, por isso a implantação do pomar deve ser bem planejada, para não haver percalços nesse período.

Cultivares de framboesas adaptadas ao Brasil

As principais cultivares de framboesas adaptadas ao Brasil são a Autumn Bliss e Heritage, ambas caracterizadas por apresentarem florescimento em meados de setembro e colheita iniciando em outubro, sendo possível haver produção até final de maio, com produtividade média de 3 a 3,5 toneladas por hectare.

Assim, devido ao alto valor de mercado da cultura, sua rentabilidade pode chegar a R$ 140 mil por hectare. A escolha da cultivar de framboesa a ser plantada é de suma importância visando a qualidade e o rendimento do pomar a ser formado, e deve ser bem alinhada com o local de implantação do pomar, visando sempre fatores climáticos, de solo, pragas e doenças.

Considerações como necessidade de frio exigido pela cultura devem ser avaliados em conjunto com a região de plantio e sua característica climática.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.