Com foco em negócios com os produtores rurais, o instituto de pesquisas e educação continuada em Piracicaba e centro de pesquisa de Ribeirão Preto se uniram para oferecer conhecimento técnico para profissionais das áreas de marketing e vendas
O Pecege e a Markestrat estão com inscrições abertas para a primeira turma do curso “gestão de marketing no agronegócio“, com início previsto para o mês de julho. Utilizando modernas ferramentas de ensino à distância, o curso terá duração de seis meses e irá capacitar profissionais do agronegócio brasileiro para atuar nas áreas de marketing estratégico e operacional voltado para o desenvolvimento de negócios com os produtores rurais.
“Não existe mais espaço para amadorismo no agronegócio brasileiro. E foi justamente pensando em melhorar a eficiência e produtividade das empresas do agro que elaboramos um curso para qualificar os profissionais na área de marketing em busca de resultados com os produtores“, afirma Roberto Fava Scare, coordenador acadêmico do curso, professor de Marketing e Estratégia da FEA-RP/USP e especialista em Estratégia de Marketing e Análise do Comportamento de Compra de Produtores Rurais.
O curso é direcionado para profissionais que buscam conhecimento técnico e já atuam ou pretendem atuar nas áreas de marketing e vendas de empresas de sementes, defensivos, fertilizantes, máquinas e implementos, vacinas, rações, trades, canais de distribuição de insumos, concessionárias de máquinas e cooperativas.
O conteúdo também é indicado para estudantes dos últimos anos de curso de Agronomia, Administração, Comunicação, Direito e outros cursos correlatos que buscam desenvolver habilidades para o mercado agropecuário com foco em marketing voltado ao produtor rural.
Com duração de 80 horas distribuÃdas ao longo de seis meses, o curso é composto por 16 módulos temáticos divididos em Marketing Operacional e Marketing Estratégico. Serão quatro horas de aula e uma hora de estudos por módulo. As aulas ao vivo serão transmitidas às segundas-feiras, das 19h às 23h, em ambiente online. O conteúdo permanece gravado e pode ser acompanhado a qualquer momento pelo aluno.
Os módulos incluem temas como planejamento e gestão, ferramentas de comercialização e financiamento oferecidas ao produtor rural, comportamento do produtor, ferramentas de pesquisa, inteligência de mercado, gestão de portfólio e inovações, gestão de promoção e marcas, precificação, acesso ao mercado agrícola e relacionamento com distribuidores, gestão de território no agronegócio, CRM com o Produtor Rural, entre outros.