17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Notícias Pequeno produtor terá conhecimento prático de tecnologias de baixo custo na Tecnofam

Pequeno produtor terá conhecimento prático de tecnologias de baixo custo na Tecnofam

 

Desperfilhador - Crédito Felipe dos Santos Rosa
Desperfilhador – Crédito Felipe dos Santos Rosa

A Tecnofam 2016 (Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar) é um evento promovido pela Embrapa Agropecuária Oeste, que acontecerá de 11 a 13 de maio, em Dourados, MS. Além dos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul, o público-alvo também são os profissionais da assistência técnica e extensão rural, estudantes, acadêmicos, professores e demais interessados ligados ao setor agropecuário. Para se inscrever, é só clicar neste link: https://bitly.com/1SXbkez. O evento é gratuito.

Serão demonstradas tecnologias de baixo custo, que modernizam os processos produtivos, aumentam a produtividade, a segurança alimentar e possibilitam a geração ou ampliação da renda do pequeno produtor rural. A realização do evento é da Embrapa, Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Senar/MS e Prefeitura Municipal de Dourados, através da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Semafes).

Sistema_Horta_Bios
Sistema_Horta_Bios

Em Mato Grosso do Sul existem mais de 70 mil agricultores familiares – exatamente 70.525. Segundo dados da Sepaf, deste total 33.617 são assentados pelo Projeto de Reforma Agrária, 20.538 são agricultores familiares tradicionais, 584 são agricultores quilombolas, 13.672 são agricultores indígenas e 2.112 são pescadores.

O evento, que está em sua segunda edição (a primeira foi em 2014), foi estruturado pensando essencialmente na transferência de conhecimento. Haverá tecnologias a campo, na vitrine tecnológica, e em tendas, na Mostra de Tecnologias, ambas com a orientação de especialistas de várias instituições parceiras. Os visitantes também poderão desfrutar dos diversos produtos gerados por esse setor e que serão comercializados na Feira da Agricultura Familiar, e ainda participar de oficinas sobre fruticultura, plantas medicinais e manejo sanitário em bovinos leiteiros.

Irrigador solar - Crédito Luiza Stalder
Irrigador solar – Crédito Luiza Stalder

Muitas das tecnologias que serão demonstradas a campo têm origem na Embrapa Agropecuária Oeste e em outras Unidades da Embrapa: Algodão, Amazônia Ocidental, Arroz e Feijão, Gado de Corte, Hortaliças, Instrumentação, Mandioca e Fruticultura, Meio Norte, Milho e Sorgo, Pantanal, Suínos e Aves, Tabuleiros Costeiros. Também têm tecnologias desenvolvidas pela Agraer, Uems, UFGD e de empresas expositoras.

O pesquisador Auro Otsubo, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agropecuária Oeste, enfatiza que “eventos dessa natureza só podem ser concebidos se os diferentes parceiros que atuam com esse setor estiverem juntos, tanto as instituições de pesquisa que produzem as informações, como a Embrapa, as universidades, fundações e outras, quanto aquelas que levam a tecnologia ao produtor, como a Agraer [Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural] e o Senar [Serviço Nacional de Aprendizagem Rural]”, diz Otsubo.

Girassol como planta de cobertura do solo, gerando incremento de matéria orgânica
Girassol como planta de cobertura do solo, gerando incremento de matéria orgânica

Mostra de Tecnologias

As mostras de tecnologias serão apresentadas nas tendas, onde especialistas explicarão como funciona a tecnologia e tirarão dúvidas. Além da Embrapa e Agraer, empresas de ração, fertilizantes, de equipamentos para mandioca e leite e de máquinas e implementos agrícolas também estarão presentes.

Aves – Pesquisadores da Embrapa vão apresentar tecnologias para produção de aves em pequenas propriedades, com o galinheiro móvel para criação de frangos semiconfinados, com acesso a áreas de pastagem; as poedeiras coloniais Embrapa 051 ealimentação alternativa, com inclusão de moringa e bocaiúva para essas aves.

Peixes – Pesquisadores da Embrapa Agropecuária Oeste vão mostrar como funcionam dois sistemas de criação de peixes associados ao cultivo de hortaliças (aquaponia); como monitorar a qualidade da água, com presença de aquários para demonstração.

Abelhas – criação de abelhas sem ferrão serão apresentadas pela equipe da Agraer.

Solo – A importância do aporte de nitrogênio nas culturas, por meio da fixação biológica de nitrogênio (FBN), a correção do solo, a nutrição de plantas e o crescimento das raízes será mostrada por uma equipe da Embrapa Agropecuária Oeste.

Pragas e doenças – A calda bordalesa e a calda sulfocálcica são insumos agrícolas que podem ser preparados pelo produtor e utilizados com ação inseticida, acaricida e fungicida. A preparação, os cuidados e as indicações serão demonstradas por uma equipe da Embrapa Agropecuária Oeste.

Frutas e hortaliças – A equipe da Amazônia Ocidental explicará como funciona o desperfilhador de bananeiras por roto-compressão que tem eficiência 20,35% maior na eliminação total dos perfilhos do que a ferramenta conhecida como “Lurdinha”.

Caixa Embrapa para Frutas e Hortaliças – desenvolvida pela Embrapa Hortaliças, permite o manuseio mínimo e a rastreabilidade na cadeia de produção e a manutenção da qualidade dos produtos.

Gado leiteiro – prensa manual de fenação, desenvolvida pela Embrapa Tabuleiros Costeiros, tem baixo custo e praticidade para os produtores rurais no enfardamento de feno. A Agraer orientará sobre instalações para bezerros (bezerreiros), ordenhadeira manual e mecânica e resfriador para leite.

Mandioca – Preparador e selecionador de material de plantio de mandioca, que é uma alternativa para selecionar material para plantio, de maneira simples e rápida. Vários equipamentos de empresas de mandioca serão apresentados, como, por exemplo, máquina palitadora, descascadora e lavadora de mandioca.

 

Contatos: agropecuaria-oeste.eventos@embrapa.br | (67) 3416-9701
Local: Embrapa Agropecuária Oeste – BR 163, km 253,6, Dourados/MS

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes