Apesar do tempo seco, a região está se desenvolvendo bem e os resultados já são positivos
Â
É comum ver o cultivo de morangos nas regiões de clima frio. Mas uma plantação na cidade Montes Claros, Minas Gerais está desafiando o clima e desenvolvendo-se muito bem no tempo seco. A área ainda é pequena e está em fase inicial, mas o resultado já é positivo.
O sistema da plantação é feita em canteiro e algumas áreas estão utilizando o uso do mouche. “É tudo manual e sem uso de agrotóxicos. Apesar da plantação pequena, é preciso um manejo bem feito. As origens das mudas precisam ser sem doenças e os produtos para controle de pragas e doenças são naturais à base de plantas medicinais”, explica José Carlos Dias Santos, técnico da EMATER de Montes Claros.
O microclima um pouco mais ameno que o restante da região favorece o agricultor. Segundo Santos, a área também diferencia na produção do morango. “Ele tem maior consciência, é mais duro e foi comprovado ser mais doce. Além de resistir mais tempo na pós-colheita”, explica.
De acordo com a meteorologista da Climatempo, Camila Ramos o norte mineiro, inclusive a região de Montes Claros deve ter chuva irregular e mal distribuÃda neste mês de janeiro. O calor vai predominar e a região vai terminar o mês com menos chuva que o normal. Em fevereiro o predomÃnio deve ser de calor e pouca chuva.
Sobre o Grupo Climatempo
O Grupo Climatempo é a principal empresa privada de meteorologia do país. Fornece, atualmente, conteúdo para mais de 50 retransmissoras nacionais de televisão, para rádios de todo o Brasil e para os principais portais. Com cerca de dois mil clientes oferece conteúdo meteorológico estratégico para o setor de agricultura, moda e varejo, energia elétrica, construção civil, seguradoras e indústrias farmacêutica e de alimentos.
O Portal Climatempo transformou-se no veículo lÃder em visitação do país. É referência na divulgação de conteúdo que estimula a consulta diária de previsão do tempo. Classificado nos principais institutos de pesquisa entre os 30 sites mais visitados do país em lÃngua portuguesa, é visitado por mais de 1, 5 milhão de usuários por dia, chegando a quase 3 milhões nas vésperas de feriados e durante fenômenos extremos de tempo e clima, com um crescimento anual na marca de 30%. O Grupo é presidido pelo meteorologista Carlos Magno que, com mais de 27 anos de carreira, foi um dos primeiros comunicadores da profissão no país.
Mais informações: Assessoria de Imprensa Climatempo – Linhas Comunicação  (11) 3465-5888