Autores
Martha Cristina Pereira Ramos
Mariane Aparecida Rodrigues
Renata Amato Moreira
Doutorandas na Agronomia/Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Leila Aparecida Salles Pio
Professora – DAG/UFLA
leilapio.ufla@gmail.com
A cultura do mamão exerce uma grande importância socioeconômica para a fruticultura nacional, empregando cerca de 33 mil pessoas e movimentando R$ 900 milhões. As exportações já passam de US$ 50 milhões.
O Brasil destaca-se como segundo produtor mundial e o terceiro exportador da fruta, com uma produção de mais de 1,5 milhão de toneladas em uma área plantada de quase 32 mil hectares (IBGE, 2018).
A produtividade média das cultivares no Brasil giram em torno de 50 t/ha. Os maiores produtores de mamão do Brasil são encontrados nos Estados do Espírito Santo e Sul da Bahia (ABF, 2018), concentrados nas regiões: extremo sul da Bahia, com rendimento médio de 73,3 t/ha; Norte do Espírito Santo, com 63,0 t/ha; oeste baiano, com 61,1 t/ha; (Lucena, 2016).
Inovações
A Embrapa Mandioca e Fruticultura vem realizando atividades de pesquisa associando sustentabilidade e produtividade para a cultura, com o desenvolvimento de práticas que permitam reduzir de forma consistente o uso de defensivos e o custo de fertilizantes, priorizando a redução do custo de produção até 2035 e com foco no aumento sustentável da produtividade média nacional do mamoeiro em 12%.
É feito por meio do controle de viroses (meleira e mancha anelar); controle de qualidade dos frutos (fitossanitária, organoléptica e vida útil); e manejo inadequado do solo e da água.
Há uma busca por variedades de alta produtividade, associadas às características de frutos que possam atender novos mercados. Viana et al. 2015 avaliaram diferentes linhagens e híbridos de mamoeiro, e concluíram que consumidores preferem frutos de variedades que apresentam coloração vermelha da polpa, sendo o híbrido H54.78 promissor para o mercado do grupo Solo, e o híbrido H36.45 e a linhagem L33 promissores para o mercado do grupo Formosa.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.