17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti Quais as inovações no cultivo do mamão?

Quais as inovações no cultivo do mamão?

Autores

Martha Cristina Pereira Ramos
Mariane Aparecida Rodrigues
Renata Amato Moreira
Doutorandas na Agronomia/Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
Leila Aparecida Salles Pio
Professora – DAG/UFLA
leilapio.ufla@gmail.com
Fotos: Leila Aparecida Salles Pio

A cultura do mamão exerce uma grande importância socioeconômica para a fruticultura nacional, empregando cerca de 33 mil pessoas e movimentando R$ 900 milhões. As exportações já passam de US$ 50 milhões.

O Brasil destaca-se como segundo produtor mundial e o terceiro exportador da fruta, com uma produção de mais de 1,5 milhão de toneladas em uma área plantada de quase 32 mil hectares (IBGE, 2018).

A produtividade média das cultivares no Brasil giram em torno de 50 t/ha. Os maiores produtores de mamão do Brasil são encontrados nos Estados do Espírito Santo e Sul da Bahia (ABF, 2018), concentrados nas regiões: extremo sul da Bahia, com rendimento médio de 73,3 t/ha; Norte do Espírito Santo, com 63,0 t/ha; oeste baiano, com 61,1 t/ha; (Lucena, 2016). 

Inovações

A Embrapa Mandioca e Fruticultura vem realizando atividades de pesquisa associando sustentabilidade e produtividade para a cultura, com o desenvolvimento de práticas que permitam reduzir de forma consistente o uso de defensivos e o custo de fertilizantes, priorizando a redução do custo de produção até 2035 e com foco no aumento sustentável da produtividade média nacional do mamoeiro em 12%.

É feito por meio do controle de viroses (meleira e mancha anelar); controle de qualidade dos frutos (fitossanitária, organoléptica e vida útil); e manejo inadequado do solo e da água.

Há uma busca por variedades de alta produtividade, associadas às características de frutos que possam atender novos mercados. Viana et al. 2015 avaliaram diferentes linhagens e híbridos de mamoeiro, e concluíram que consumidores preferem frutos de variedades que apresentam coloração vermelha da polpa, sendo o híbrido H54.78 promissor para o mercado do grupo Solo, e o híbrido H36.45 e a linhagem L33 promissores para o mercado do grupo Formosa.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.