17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti Quais são as novas variedades de alface com mais vigor e precocidade?

Quais são as novas variedades de alface com mais vigor e precocidade?

Autores

Rodrigo Vieira da Silva
Engenheiro agrônomo, doutor em Fitopatologia e professor – IF Goiano – campus Morrinhos
rodrigo.silva@ifgoiano.edu.br
Ana Paula Gonçalves Ferreira
ganapaula61@gmail.com
Gabriela Araújo Martins
gabrielaaraujo506@gmail.com
Graduandas em Agronomia – IF Goiano – campus Morrinhos
Fotos: Shutterstock

A alface do tipo lisa é tradicionalmente utilizada em saladas, enquanto que a americana, ou crespa, é mais preferida pela indústria de processamento mínimo por tolerar melhor o processamento, na rede de lanchonetes em sanduíches, devido a sua crocância, sabor e textura.

No Brasil, as alfaces mais conhecidas e consumidas são as crespas e as lisas, algumas das quais foram melhoradas para o cultivo de verão ou adaptadas para regiões tropicais, com temperaturas e pluviosidade elevadas, mas nos últimos anos também aparecerem cultivares roxas e com as folhas frisadas.

Praticamente todas as cultivares de alface desenvolvem-se bem em climas amenos, principalmente no período de crescimento vegetativo. A ocorrência de temperaturas mais elevadas acelera o ciclo cultural e, dependendo do genótipo, pode resultar em plantas menores, em função do pendoamento ocorrer mais precocemente.

Necessidade de novas variedades de alface

Na disputa pelo melhor produto, em um mercado cada vez mais competitivo, os produtores de alface têm buscado maneiras de aperfeiçoamento de suas técnicas, para alcançar uma alta eficiência na produção e na comercialização de produtos. Nas últimas décadas, impulsionado pelo mercado vegetariano, vegano e fitness, houve um aumento significativo da demanda por alface, e, consequentemente, por novas variedades que sejam mais resistentes a pragas e doenças, produtivas, nutritivas e que possuam uma melhor adaptação da cultura para cada região do país.

Entre as diversas cultivares disponíveis encontra-se uma ampla gama de diversidade de cores, consistência, formas e tamanho. Para a obtenção de uma maior produtividade, a escolha de uma semente de alta qualidade fisiológica é essencial, pois dessa forma será possível que se obtenha rápida e uniforme germinação, além de um maior vigor no seu desenvolvimento.

Evolução do melhoramento genético

Para uma melhoria da produção agrícola, a pesquisa agronômica é uma grande aliada no desenvolvimento de tecnologias para obter uma satisfatória qualidade dos produtos. Portanto, o uso de cultivares melhoradas geneticamente têm se aliado a um bom manejo ambiental, ocorrendo, dessa forma, melhor adaptação do genótipo, fazendo com que, dessa forma, a planta possa expressar seu máximo potencial produtivo.

Demanda

Em nosso país, as variedades de alface que apresentam maior procura são as crespas e lisas, e, devido a sua alta demanda, os melhoristas optaram por desenvolver variedades com maiores adaptações ao clima tropical.

Ainda, a alface do tipo americana tem se destacado por sua maior oferta no mercado e é uma das preferidas pela indústria para fins de processamento mínimo, nas redes de lanchonetes, devido a sua crocância, paladar e textura, além da sua resistência e conservação pós-colheita, transporte e manuseio, se comparada às outras cultivares.

Inicialmente, as características modificadas partiam da premissa de que as variedades de alface fossem tolerantes a altas temperaturas, além da resistência ao florescimento precoce e às pragas. Dessa forma, e em função da melhor adaptação ao ambiente, torna-se importante o desenvolvimento de variedades as quais sejam eficientes no uso da água e mais resistentes a altas temperaturas em função do aquecimento global.

Vigor e precocidade

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.