17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti Quais são os aspectos fitossanitários do repolho?

Quais são os aspectos fitossanitários do repolho?

Autores

Herika Paula Pessoa
Engenheira agrônoma, mestra e doutoranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)
herika.paula@ufv.br 
Ronaldo Machado Junior
Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Genética e Melhoramento – UFV
ronaldo.juniior@ufv.br
Crédito Welson Perli

Dentre as pragas que atacam a cultura do repolho, pulgões como o Brevicoryne brassicae (possui coloração verde, recoberto por uma camada branca, cerosa, e vive na face superior da folha) e o Myzus persicae (coloração geral verde clara, vive na face inferior da folha) causam danos consideráveis, levando ao encarquilhamento das folhas e definhamento da planta. Além disso, os pulgões também são transmissores de partículas virais que atacam as brássicas.

Outras pragas importantes são a lagarta-rosca (Agrotis ypsilon), que ataca as plantas novas, tenras, à altura do colo, matando completamente a planta; o curuquerê-da-couve (Ascia monuste orseis), em que lagartas atacam as folhagens e a lagarta-mede-palmo (Trichoplusia nii). As lagartas transformam-se em crisálidas na própria folha envoltas por um casulo fino de teia branca, atacam as folhas e fazem buracos que deterioram a qualidade o produto.

A broca-da-couve (Hellula phidileali) é outra praga, em que as lagartas alimentam-se da parte tenra das folhas, abrem galerias no caule e posteriormente perfuram o meristema apical, recobrindo-o com uma teia fina.

A traça-das-brássicas (Plutella xylostella), nos primeiros dois ou três dias de vida, penetram no interior da folha a se alimentam do parênquima. Em seguida abandonam a galeria e passam a alimentar-se da epiderme da parte inferior da folha, também causando danos relevantes à cultura.

Algumas pragas secundárias são a capixaba (Lagria villosa), paquinha (Grillotalpa hexadactila), o grilo (Grillus assimilis), e a vaquinha (Diabrotica speciosa).

O manejo integrado de pragas é a alternativa mais sustentável e economicamente viável. Nesse contexto, proteger os insetos benéficos, predadores, parasitas de pragas e realizar a amostragens periódicas a fim de decidir o momento ideal para iniciar o controle com produtos químicos e ou biológicos é essencial.

Doenças

Em relação às doenças que atingem a cultura do repolho, aquelas que causam mais preocupação são:

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.