17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti Qual a oferta de genética de repolhos no Brasil?

Qual a oferta de genética de repolhos no Brasil?

Autor

Paulo Christians
Diretor da Bejo Sementes do Brasil
Crédito Shutterstock

Muitos nos perguntam o porquê da tão limitada oferta de genética diferenciada de repolhos no Brasil. Perguntam porque sabem que somos muito atuantes nessa cultura na Europa e em muitas outras importantes regiões produtoras.

Talvez a boa resposta passe pela baixa tecnificação e, portanto, rentabilidade da cultura. Muitas vezes o repolho no Brasil é plantado com pouco trato cultural, aproveitando-se os restos de adubos no solo, provenientes da cultura anterior.

A traça e as cigarrinhas requerem muito controle, tanto do próprio campo de produção como das áreas vizinhas. Nem sempre o pequeno produtor se atenta suficientemente a seus controles.

A rotação de culturas é fundamental para evitar tantos problemas sérios provenientes do solo, como a hérnia. Mas, o repolho ainda é uma das hortaliças mais baratas que se encontram nas feiras ou supermercados e, por isto, é amplamente consumido. E por ter grande aceitação, é muito plantado.

Muitas são as dificuldades para quem quer produzir repolhos de qualidade e ainda assim conseguir uma rentabilidade interessante. Os custos não são baixos para quem segue as receitas de tantos especialistas, desde o preparo de solo, passando pela produção de boas mudas, fazendo o correto controle de pragas e tomando medidas para que o produto chegue em boas condições ao consumidor.

Revolução tecnológica

Seguindo na busca de uma boa resposta à pergunta sobre a baixa oferta de genética, cremos que a cultura do repolho precisa passar por uma revolução tecnológica, que permita o investimento necessário e garanta rentabilidade a toda a cadeia, oferecendo assim uma qualidade superior ao mercado.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.