17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti Qual o correto manejo hidropônico da alface frisée?

Qual o correto manejo hidropônico da alface frisée?

Autores

Victor Vinícius de Oliveira
Pedro Lucas Lourenço Borges
Davidson Henrique Cordeiro
Graduandos em Agronomia – Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Glaucio da Cruz Genuncio
Doutor em Agronomia e professor adjunto – UFMT
glauciogenuncio@gmail.com
Fotos: Shutterstock

A alface é a principal hortaliça folhosa consumida pelos brasileiros, a qual representa uma área total de produção estimada em 96.856 ha plantados no Brasil, cultivada em sistemas convencional, orgânico e hidropônico. Na safra 2018 produziram-se 578.597 toneladas de alface, com a participação de, aproximadamente, 670 mil produtores.

Em específico, o cultivo de alface em sistema hidropônico configura no cenário da produção de hortaliças brasileira, como bem estabelecido e com alto potencial para a obtenção de excelentes produtividades, com alta qualidade, baixa sazonalidade, programação de produção e, principalmente, pela associação destes atributos, com garantia de retorno a médio prazo – este estimado em três anos.

Alface Frisée

Ressalta-se que 10% de toda a alface produzida na região de Mogi das Cruzes (um dos principais cinturões verdes brasileiros) é via sistema hidropônico. Entretanto, algo que fica cada vez mais evidente na produção de alface hidropônica é a necessidade de projetos diferenciados em termos de diversidade de genótipos, de híbridos e variedades, como é a produção de alfaces baby leaf e do tipo Frisée.

Para tal, um dos quesitos importantes para a adoção da diversidade na implantação de um projeto hidropônico para alface Frisée é o atendimento da demanda, principalmente no inverno, quando o consumo de alface, rúcula, agrião dentre outras hortaliças, é reduzido. Assim, propostas como a produção de hortaliças tipo gourmet podem representar um atrativo para a resolução na redução das vendas, que podem chegar a patamares de 50% em algumas regiões do Brasil no período compreendido entre junho a setembro.

Portanto, para se alcançar a estabilidade do setor hidropônico existe a necessidade crescente do investimento em tipos de produtos diferenciados, visando ao estabelecimento de um mercado de consumo diferenciado. Por outro lado, o conhecimento da forma da produção da cultura (neste contexto, alface Frisée) é de fundamental importância para o sucesso nesta empreitada.

Manejo hidropônico

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.