17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Hortifrúti Qual o espaçamento ideal entre os tubos de hidroponia?

Qual o espaçamento ideal entre os tubos de hidroponia?

Autores

Luana Keslley Nascimento Casais
luana.casais@gmail.com
Rhaiana Oliveira de Aviz
rhaianaoliveiradeaviz@gmail.com
Tayna Amaro de Carvalho
taynacarvalho12@hotmail.com
Graduandas em Agronomia – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Luciana da Silva Borges
Doutora e professora – UFRA e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Horticultura da Amazônia (Hortizon) e Núcleo de Pesquisa em Agroecologia (NEA)
luciana.borges@ufra.edu.br
Fotos: Hidrogood

O espaçamento ideal em sistemas hidropônicos não deve ser mensurado apenas em achismo, nem tampouco deve ser tratado como ‘receita de bolo’. Segundo Mondim (1988), a população de plantas por unidade de área é determinada por três critérios básicos, que são o espaçamento entre fileiras, o espaçamento entre plantas e o número de plantas por cova.

Diferenças nesses componentes, independentemente da interação com outras práticas de manejo, podem influenciar as plantas, afetando-lhes a arquitetura, o desenvolvimento, a massa, a qualidade e, principalmente, a produção.

Com isso, podemos observar que determinar o espaçamento ideal requer testes e experimentações, não para uso geral, mas sim para determinar o espaçamento será mais adequado como indicação para a cultura em questão.

Podemos citar alguns espaçamentos já comprovados e usados para algumas culturas, como a alface que atualmente tem como indicação para fase de berçário espaçamento de 2,0 cm entre canais e 10 cm entre orifícios. Já para a fase de crescimento é de 13 cm entre canais e 25 cm entre orifícios para fins de uma boa produtividade.

Cultivos específicos

Para cultivo de rúcula, o espaçamento mais usual para as bancadas de berçário é de 10 cm entre canais e 10 cm entre orifícios. Já com relação às bancadas de cultivo definitivo, o mais adequado é 18 cm entre canais e 25 cm entre orifícios.

No cultivo de hortelã (Mentha piperita), usualmente são espaçados 25 cm para a colocação das plantas entre os orifícios, em um total de 20 furos por canal. Porém, o cultivo em sistemas hidropônicos permite um maior adensamento, que pode produzir um maior número de plantas, acarretando em mais produtividade.

No entanto, para isso é necessário que haja mais pesquisas em prol de se obter dados claros e objetivos quanto aos benefícios deste adensamento.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.