Autores
Carlos Roberto Martins
Pesquisador da Embrapa Clima Temperado
carlos.r.martins@embrapa.br
Rudinei De Marco
Doutorando em Agronomia – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
Roseli de Mello Farias
Professora – Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
Marcelo Barbosa Malgarim
Professor – Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
As nozes são mundialmente classificadas em agrupamento denominado de “frutos secos”. Os frutos desse agrupamento são reconhecidos pelas características organolépticas intrínsecas de cada espécie, pela forma de consumo e, principalmente, pelos efeitos nutracêuticos.
Frutos como a noz-pecã, amendoim (Arachis hypogaea), amêndoa (Prunus dulcis), avelã (Corylus avellana), castanha-do-pará, também conhecida como castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa), castanha-de-caju (Anacardium occidentale), macadâmia (Macadamia integrifolia), noz-europeia, também conhecida como noz-chilena (Juglans regia) e pistache (Pistacia vera) têm características próprias, bem como diferentes origens, formas de cultivo e de uso em processamento para o respectivo consumo.
Consumo
As nozes, como popularmente são reconhecidas no Brasil, são consumidas praticamente no estado naturalmente seco, sendo ricas em óleos e com baixo conteúdo de água. A noz-pecã, juntamente com as outras nozes, destacam-se pelos efeitos benéficos à saúde. São frutos ricos em gorduras insaturadas, proteínas, fibras, vitaminas (ácido fólico, niacina e vitamina E), minerais (magnésio, potássio e cálcio), fitoquímicos (flavonoides, carotenoides e fitoesteróis), todas substâncias dotadas de propriedades cardioprotetoras, anticarcinogênicas, anti-inflamatórias e antioxidantes.
Nos últimos anos, a produção de nozes evoluiu acentuadamente em todo o mundo. No ano de 2004, a produção mundial de nozes era de aproximadamente 2,3 milhões de toneladas, alcançando em 2018 cerca de 4 milhões de toneladas, representando um acréscimo de aproximadamente 80% na produção.
Produção crescente
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.