Autor
Hélio Casale
Engenheiro agrônomo
hecasale@terra.com.br
No dia a dia, o que é pior, falta de tecnologia ou omissão no emprego? A sustentabilidade da atividade cafeeira é comumente representada por um triângulo em que, numa das pontas, fica o respeito ao social. Em outra ponta o ambiental, e por fim o ecológico.
Já o sucesso na prática da sustentabilidade é representado em outro triângulo, em que numa das pontas fica o trabalho, em outra a disponibilidade de recursos e, por fim, o conhecimento sobre a atividade como um todo.
O professor Malavolta sintetizou os principais fatores que afetam o crescimento e a produção, dos pontos de vista físico, químico e biológico. São mais de 30 fatores, o que faz com que o cafeicultor seja um verdadeiro herói para conseguir o sucesso atendendo tantas variáveis.
Por outro lado, Paulo de Tarso Alvin, um grande fisiologista, mostra que a temperatura e a altitude são os únicos fatores que afetam os principais processos fisiológicos – fotossíntese, crescimento, florescimento, balanço hídrico, respiração e absorção de nutrientes minerais.
Essenciais
Os nutrientes, classificados como fundamentais: carbono, hidrogênio e oxigênio (95%), os micronutrientes primários são o nitrogênio, fósforo e potássio (3), nutrientes secundários: cálcio, magnésio e enxofre (4,9%) e por fim os micronutrientes (0,1%) – boro, cobre, ferro, manganês, molibdênio e zinco.
Todos são igualmente importantes, pois na ausência ou na pouca disponibilidade de qualquer um deles as plantas não se desenvolvem normalmente.
Numa pesquisa feita pelos professores E. Malavolta, J. L. Favarin e o José Sebastião M. da Silveira tratando da média dos macros e micronutrientes contidos em duas diferentes variedades, o Catuaí Amarelo e o Mundo Novo, revela que tanto nas flores como nas folhas e nos ramos, o teor de manganês é maior no Catuaí Amarelo. Com base nesses dados o professor Malavolta concluiu: – As flores do cafeeiro constituem forte dreno temporário de nutrientes, variável de acordo com o cultivar; a acumulação dos nutrientes Magnésio e Manganês pelas flores dos cultivares Catuaí Amarelo e Mundo Novo representam alto percentual em relação ao total extraído pelas diferentes partes da planta – folhas, flores e ramos; a adubação do ceifeiro deve começar antes do florescimento.
Análise de folhas
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.