17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Quali Vida garante mais qualidade para HF em conservas

Quali Vida garante mais qualidade para HF em conservas

A Quali Vida planta 18.000 pés de pepino, o que gera uma média de 35.000 kg - Crédito Evandro Camatti
A Quali Vida planta 18.000 pés de pepino, o que gera uma média de 35.000 kg – Crédito Evandro Camatti

Quali Vida é uma empresa especializada no ramo de conservas de vegetais e agora lança conservas de doces em calda e geleias. “A Quali Vida iniciou suas atividades no Sul do Brasil, como agroindústria familiar, no ano de 2003, com um produto conhecido como cren (raiz forte) como seu carro-chefe, e aos poucos foram incluídos os produtos de conservas de pepino, cebola, vagem, rabanete, pimentão, minimilho, sal temperado e pasta de alho“, conta o produtor e empresário rural, Evandro Camatti.

A Quali Vida planta 18.000 pés de pepino, o que gera uma média de 35.000 kg - Crédito Evandro Camatti
A Quali Vida planta 18.000 pés de pepino, o que gera uma média de 35.000 kg – Crédito Evandro Camatti

Em 2012 a agroindústria passou a ser uma empresa de pequeno porte, mas com foco na produção artesanal, incluindo o cultivo de 50% do que é produzido e embalado, e hoje vende os produtos para toda a região da serra gaúcha e também para alguns Estados brasileiros.

Plantio

O plantio do pepino para indústria inicia em setembro, e conforme o clima pode se estender até março. “Isso na lavoura, mas se plantado em estufa pode ir até o final de maio“, conta Evandro, que investiu na semente de pepino Amour, da Bejo, que, segundo ele, é a que melhor se adapta à região. Dessa variedade, 100% da produção é destinada à indústria.

 A Quali Vida planta 18.000 pés de pepino, o que gera uma média de 35.000 kg - Crédito Evandro Camatti
A Quali Vida planta 18.000 pés de pepino, o que gera uma média de 35.000 kg – Crédito Evandro Camatti

“Temosproduzindo, no momento, em torno de 18.000 pés de pepino, o que gera uma média de 35.000 kg.E estamos encaminhando o plantio de mais 6.000 pés, que provavelmente começará a ser colhido em 45 dias“, calcula o empresário rural.Ainda segundo ele, a demanda pelo pepino indústria no verão é maior, entre 30 e 35%.

Valor agregado

A Quali Vida consegue agregar um pouco mais de valor aos seus produtos no final e começo do ano, devido às festas, onde ele é mais consumido. “No restante do ano mantemos o preço, conforme a produção. No momento estamos com a produção alta devido à safra, mas se der queda devido ao clima instável da nossa região, ele pode ter alteração de valor“, pondera.

Para atender seus clientes, Evandro investe em um produto fresco, de boa qualidade, no tamanho máximo de 8 cm, o que ele considera ideal para vidros de 300 gr. Os demais, com tamanho um pouco maior, são produzidos em vidros de 1,7 kg e 480gr, destinados a restaurantes e padarias.

O pepino da Quali Vida é colhido nas horas mais frescas do dia, segue para a indústria, onde é lavado em máquina para retirar as flores, os espinhos e as sujeiras de folhas que podem vir junto. Após segue em um tanque para mais uma lavagem ea entrada para a sala de embalagem. Ali são envasados nos vidros, adicionado o vinagre e tampados. Depois seguem para o “˜banho maria’, para a vedação, rotulagem e venda.

Foto 06

Cuidados

Evandro afirma que o pepino não exige nenhum tipo de cuidado maior do que os outros produtos, a não ser na colheita, para não machucá-lo. Além disso, a irrigação é realizada por meio do gotejamento, com mangueiras no chão a cada fileira de pés.

“Para não ser necessária a capina, usamos lonas plásticas em cima do canteiro, fazemos alguns buracos apenas para o plantio do pé de pepino, ou optamos pela capina enquanto os pés estão, no máximo, com 30 cm de altura“, relata o empresário rural.

As desbrotas são feitas no início da formação do pé até aproximadamente 40 a 50 cm de altura, tirando os brotos para que os pepinos não produzam rente ao chão, e depois são deixados os brotos para que eles cresçam e tenham mais produção.

“Nosso produto tem boa aceitação no mercado e conseguimos vender toda a nossa produção, porque temos os clientes certos para a venda.Consideramos um custo-benefício, até o momento, viável para a Quali Vida. O pepino é um produto bastante comercializado e abre as portas para a venda de outros produtos“, conclui EvandroCamatti.

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Essa é parte da matéria de capa da revista Campo & Negócios Hortifrúti, edição de janeiro 2016. Adquira a sua para leitura completa.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes