A Itaueira, empresa familiar com sede em Fortaleza (CE), é a produtora do famoso melão REI, o legÃtimo melão da redinha, conhecido tanto no Brasil quanto no exterior por sua qualidade, usando com orgulho o slogan “Sou Saboroso“ em sua fita de embalagem e o slogan “O Rei do Sabor“ em sua etiqueta.
Direcionou seus esforços para a produção de frutas tropicais de qualidade superior e comercializa atualmente seus produtos em todo o Brasil, na Europa, Mercosul e na América do Norte.
Atualmente, seu portfólio agrega:
ðMelão Amarelo in natura, resfriado;
ð Melão Pele de Sapo in natura, resfriado;
ð Melão Gália in natura, resfriado;
ðMinimelanciababy, sem sementes, in natura, resfriada;
ð Suco de caju integral, pasteurizado;
ðSuco de melão integral, pasteurizado.
Segundo José Roberto Prado, diretor comercial da Itaueira, a empresa não compra frutas de outros produtores para vender com a sua marca. “Todas as frutas frescas vendidas pela Itaueira são por ela plantadas, cuidadas, colhidas, embaladas, comercializadas e transportadas. Por isso o padrão de qualidade e excelência da Itaueira é único“, garante.
As sementes utilizadas pela Itaueira são exclusivas ““ nenhum outro produtor brasileiro pode plantá-las ““ e selecionadas pela equipe técnica da Itaueira depois de testes de resistência a pragas e doenças, e avaliação de sabor. “Nós procuramos plantas saudáveis, que não necessitarão de muitos defensivos, e frutos com sabor especial, que agradem até os consumidores mais exigentes. A Itaueira não trabalha com sementes geneticamente modificadas“, informa José Roberto.
Ainda segundo ele, a Itaueira possui viveiros próprios, em que cada semente é plantada e cada muda é vigiada diariamente, para que sigam para o campo para serem plantadas somente aquelas que se desenvolveram bem dentro do viveiro e que foram aprovadas pelo controle de qualidade. O viveiro é todo telado, o que impede a entrada de insetos e evita a necessidade de aplicar inseticidas nas plantas.
Carinho pelo que faz
A Itaueira tem um cuidado todo especial em preparar o solo para que as plantas nasçam vigorosas, com todos os nutrientes e água suficiente para crescerem fortes e sadias. Assim, no campo as mudas são plantadas em canteiros, que mantêm a terra fofa e úmida, facilitando o desenvolvimento de suas raízes. “Uma boa raiz faz com que a planta se desenvolva melhor“, justifica o diretor comercial.
Sobre cada canteiro é colocado um plástico mulching, que mantém a umidade no solo e impede o nascimento de mato e capim, evitando que seja necessário o uso de herbicidas químicos para seu controle e o desperdÃcio da água de irrigação por evaporação.
Tecnologias
O sistema de irrigação da Itaueira é todo automatizado, controlado por computadores que enviam para cada planta, por meio de um sistema de gotejamento, a quantidade exata de água que necessita a cada período do dia e em cada fase de crescimento em que se encontra (evitando o desperdÃcio).
Junto com a água são misturados fertilizantes para garantir a nutrição da planta. Cada uma recebe a quantidade exata necessária a sua fase de crescimento.Durante os primeiros dias no campo, as mudas são cobertas por um lençol de tecido especial, que as protege contra pragas e doenças enquanto ainda estão frágeis, evitando a necessidade do uso de defensivos químicos.
“Esforçamo-nosao máximo para evitar que sejam aplicados agroquímicos em nossas plantas. Para isso, temos uma equipe de funcionários que trabalha somente fiscalizando cada plantinha no campo, em busca do surgimento de insetos e doenças. Só é feita aplicação de algum defensivo químico quando é realmente necessário, para defender a planta de algum ataque“, assegura José Roberto.
Colheita de qualidade
Os frutos são acompanhados de perto por toda a equipe técnica durante o seu desenvolvimento, e na colheita somente são escolhidos os frutos em seu grau máximo de maturação. “A Itaueira só comercializa frutos maduros, saborosos, prontos para serem consumidos“, afirma o diretor comercial da empresa.
Assim que chegam ao packinghouse, todas as frutas são lavadas com água clorada, selecionadas e embaladas individualmente, para serem, então, acondicionadas em caixas de papelão, paletizadas e imediatamente refrigeradas em câmaras de resfriamento rápido, ficando, depois, armazenadas no frio das câmaras ou das carretas de transporte, para garantir sua validade por mais de 30 dias.