17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Grãos RandyDowdy - Um produtor recordista mundial sem segredos

RandyDowdy – Um produtor recordista mundial sem segredos

Antonio Coutinho

Diretor Técnico e Marketing da Brandt Brasil

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Em 29 de agosto de 2016 o fazendeiro americano do Estado da Georgia, RandyDowdy, bateu o recorde mundial de produtividade da soja com a incrível marca de 192 sacas por hectare (11,5 toneladas por hectare), superando o fazendeiro também americano Kip Culler, que contava com a produtividade também impressionante de 180 sacas por hectare (10,8 toneladas por hectare).

A personalidade de Dowdy pode nos ajudar, em parte, a decifrar os segredos deste estrondoso resultado. Entre os extensionistas e pesquisadores ele é conhecido como o homem dos por quês.

Dowdy jamais se conformou com pequenas perdas nos resultados nas safras anteriores, e por isso buscou conhecimento para tal onde fosse necessário. Outra característica de Dowdy é a simplicidade e humildade, e ele afirma categoricamente que este grande feito foi mesmo um trabalho em equipe.

A união fez a força

Um grupo seleto de técnicos e pesquisadores pode, com a soma de seus conhecimentos, dar consistência ao conjunto de práticas realizadas por RandyDowdy. Análises de solo e folhas também fazem parte do pacote gerador de informações, práticas estas infelizmente pouco utilizadas pelos produtores brasileiros.

Uma das contribuições fundamentais foi da engenheira agrônoma Katherine Willians, da empresa de fertilizantes foliares Brandt. Ela participou ativamente nos temas relevantes de nutrição das plantas, principalmente nos assuntos referentes aos micronutrientes.

Além do conjunto de todas as boas práticas de cultivos e escolhas de materiais genéticos e insumos, Dowdy cita sempre seu objetivo de trabalhar para mitigar os tipos de estresses que sofrem as plantas de soja. Com a irrigação pode eliminar o estresse hídrico e reduzir os possíveis danos provocados por temperaturas elevadas. Doenças e pragas também são listadas por Dowdy como preocupantes geradores de estresses, e por isso ele trabalha com um programa de sanidade feito com muito esmero.

O segredo

Karherine Willians, engenheira agrônoma da Brandt USA, que presta consultoria ao produtor
Karherine Willians, engenheira agrônoma da Brandt USA, que presta consultoria ao produtor

Um dos fatores preponderantes para se alcançar este fabuloso recorde é o conjunto de práticas de nutrição de plantas capazes de mitigar o estresse causado pelos herbicidas nas plantas de soja.

Neste campo,Dowdy já tinha algumas experiências bem sucedidas acumuladas, pois ele também foi detentor do recorde mundial de produtividade de milho, com a marca de 526 sacas por hectare (31,5 toneladas por hectare).

O Glyphosate é considerado um sequestrante de cátions, por isso, a maioria das misturas de fertilizantes foliares feitas com este herbicida acabam por apresentar vários tipos de problemas; entupimentos de pontas e filtros de pulverização e até a inativação do efeito herbicida.

A chamada tecnologia Smart System é representada por um grupo de produtos compatíveis em misturas de tanque com a maioria dos defensivos agrícolas. RandyDowdy utiliza este tipo de produto conforme as necessidades da cultura. Ele aplica estes produtos Smart misturados ao Glyphosate e assim reduz consideravelmente o estresse causado pelo herbicida nas plantas de soja, ou seja, além de preservar a função do herbicida e outros defensivos, a tecnologia Smart cumpre o papel de fertilizante foliar com alta eficiência e também atua na mitigação do estresse causado pelo defensivo agrícola.

Talvez o grande segredo de RandyDowdy seja apenas aplicar o conhecimento existente disponível. Quantos de nós colocamos em prática a essência do que sabemos?

 

Essa matéria você encontra na edição de fevereiro 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes