17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Grãos Safeners e o impacto na agricultura

Safeners e o impacto na agricultura

Autores

Samara Moreira Perissato
Engenheira agrônoma, mestre e doutoranda em Agronomia/Agricultura – UNESP – Botucatu
samaraperissato@gmail.com
Leandro Bianchi
leandro_bianchii@hotmail.com
Roque de Carvalho Dias
roquediasagro@gmail.com
Vitor Muller Anunciato
Engenheiros agrônomos, mestres e doutorandos em Proteção de Plantas – UNESP – Botucatu
Leandro Tropaldi
Engenheiro agrônomo, mestre em Agricultura, doutor em Proteção de Plantas e professor de Plantas daninhas – UNESP-Dracena
l.tropaldi@unesp.br
Crédito: Jacto

Os safaners são substâncias que possuem alto grau de especificidade botânica e química, possibilitando a seletividade de herbicidas em culturas, ou seja, constitui no uso de substâncias químicas aplicadas em plantas que a protegem do efeito tóxico causado pelos herbicidas. Assim, podem ser usados com a finalidade de conceder seletividade a certos herbicidas, visando aumentar a tolerância das espécies cultivadas, sem causar injúrias ou danos à cultura e sem afetar a sensibilidade das plantas daninhas.

Vale a pena ressaltar que os safeners previnem, mas não são capazes de reverter danos de herbicidas às culturas.

Implicações no manejo de plantas daninhas

Os safeners são importantes no manejo de plantas daninhas por elevar a rotação do ingrediente ativo utilizado na cultura. A principal vantagem destes produtos é a proteção de culturas a herbicidas que controlam plantas daninhas morfologicamente semelhantes à cultura principal.

Isso é muito evidente em cereais, onde diversos safeners evitam o efeito fitotóxico de inibidores de ACCase nessas plantas, o que proporciona eficácia de controle das plantas daninhas pertencentes ao grupo das Poacea.

Ação e reação

A ação protetora do “safener” pode ocorrer pela redução da diminuição da absorção e translocação do herbicida, pela competição pelo sítio de ação ou ainda pela metabolização destes compostos.

A maioria dos protetores induz expressão de genes que codificam enzimas envolvidas na desintoxicação de herbicidas, como citocromo P450 monoxigenase (P450), ou a glutationa S-transferase (GST).

Por atuar na atividade enzimática das plantas, atualmente algumas pesquisas demostram uma abordagem destes produtos com ação estimulante. Portanto, conhecer o posicionamento, a forma de ação e as perspectivas futuras dos “safeners” na agricultura é fundamental no manejo de plantas daninhas.

Manejo

Os safeners podem ser aplicados de três maneiras: em tratamento de sementes (TS); em mistura com herbicidas ou formulado com o herbicida. A aplicação depende do tipo de safener, da cultura e das plantas daninhas encontradas na área.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.