17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Mercado Saiba por que o uso de biotecnologia na agricultura cresce a cada...

Saiba por que o uso de biotecnologia na agricultura cresce a cada ano

 

Entre os benefícios está a capacidade de potencializar recursos naturais já existentes no meio

A sustentabilidade agrícola é essencial para a longevidade dos cultivos e, consequentemente, para a segurança alimentar da população. A promoção deste equilíbrio, aliada ao incremento de produtividade e qualidade do alimento, exige atualização constante das práticas de manejo. Diante disso, os produtores brasileiros têm inserido, cada vez mais, a biotecnologia nos seus processos de produção. As soluções buscam potencializar os recursos naturais já existentes, por meio do uso de componentes da própria natureza.

 

“Temos a premissa de quanto mais natural melhor. Para isso, procuramos maximizar os recursos naturais disponíveis. Os resultados no campo são melhores quanto menos interferimos no meio. E quando há a necessidade da interferência, é necessário ser extremamente efetivo. Hoje “˜menos é mais’“, explica o engenheiro agrônomo Leonardo Porpino, gerente técnico nacional da Alltech Crop Science. Nos últimos anos, a empresa, que desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura, apresenta média de crescimento de aproximadamente 30% no Brasil.

 

A biotecnologia pode ser aplicada durante todo o ciclo produtivo da cultura, desde os cuidados com o solo até a maturação dos cultivos, tanto para grãos quanto para hortifrúti. Os produtos são fertilizantes e soluções à base de polissacarídeos oriundos de processos de fermentação, extratos vegetais e macro e micronutrientes complexados por aminoácidos essenciais, formulados conforme a necessidade de cada etapa.

 

“Fornecer os minerais já complexados por aminoácidos faz com que a planta economize energia nesse processo, podendo redirecionar para o seu desenvolvimento. Além disso, a complexação permite que os nutrientes sejam absorvidos mais facilmente do que se fossem aplicados de maneira elementar“, explica o especialista. Com estes cuidados nutricionais, Porpino ressalta que é possível promover qualidade e incremento na produtividade.

 

Outro ponto importante é o fornecimento de precursores hormonais inespecíficos, que potencializam o metabolismo do vegetal e deixam a planta em condições mais equilibradas. “Por serem inespecíficos eles estimulam a planta a produzir o hormônio necessário naquele momento e na quantidade adequada“, destaca o engenheiro agrônomo. A atenção nesse aspecto auxilia o produtor a atingir os índices qualitativos exigidos pelo mercado, como padronização de cor, tamanho e sabor.

 

O uso destas ferramentas também traz benefícios para o consumidor. “As soluções naturais auxiliam no uso racional de defensivos e consequentemente contribuem para o fornecimento de alimentos mais saudáveis“, afirma Porpino. “Isso acontece porque a biotecnologia busca entender a planta, o ambiente e os problemas, tentando encontrar a maneira mais natural para promover resultados satisfatórios economicamente, socialmente e ambientalmente“, complementa.

 

Do início ao fim

 

Com um portfólio composto por mais de 20 soluções, a Alltech Crop Science possui quatro linhas de produtos. A Linha Solo, lançada recentemente pela empresa, busca condicionar a planta a absorver e aproveitar melhor os elementos. Já a Linha Proteção tem o objetivo de manter o equilíbrio nutricional contribuindo para um cultivo mais saudável. Completam o portfólio ainda a Linha Nutrição, que fornece à planta elementos essenciais complexados por aminoácidos, facilitando a absorção dos nutrientes, e a Linha Performance, que proporciona balanceamento hormonal ao vegetal.

 

De acordo com Porpino, o desenvolvimento de todo o portfólio é baseado em pesquisas. “A Alltech Crop Science desenvolve parcerias institucionais com órgãos de pesquisas e universidades nas mais diversas regiões do Brasil buscando sempre, na pesquisa, o desenvolvimento de tecnologias naturais inovadoras, capazes de resolver os problemas existentes no campo com o mínimo possível de interferência, por meio de testes em laboratórios e ensaios de campo que comprovem o resultado“, finaliza.

 

Sobre a Alltech Crop Science

 

A Alltech Crop Science, divisão agrícola da Alltech Inc., desenvolve soluções naturais para os desafios da agricultura nos principais mercados do mundo. Por meio de produtos com alto valor agregado e tecnologia exclusiva nas linhas de nutrição, solo, proteção e performance, garante sustentabilidade e lucratividade ao produtor rural. A Alltech Crop Science do Brasil é formada pela maior fábrica de leveduras do mundo, localizada em São Pedro do Ivaí (PR), pela sede em Maringá (PR) e pela unidade em Uberlândia (MG).

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes