Se havia alguma dúvida de que Belo Horizonte é a capital nacional do café, o balanço final da sexta edição da Semana Internacional do Café (SIC), realizada na cidade, referendou essa afirmação. O maior encontro da cadeia produtiva do setor no Brasil, e um dos principais do mundo, registrou um recorde histórico de público de 17 mil visitantes entre 25 e 27 de outubro. O volume de negócios girou em R$ 30 milhões em negócios, o que representa o incremento de 20% em relação ao ano passado.
“Trinta mil cafés foram degustados, sendo 1,5 mil somente nas salas de cupping e negócios. Recebemos 40 compradores internacionais, vindos de 16 países diferentes, o que foi fundamental para mostrarmos ao mundo o quanto o nosso café é diferenciado“, comemora o diretor de planejamento da Café Editora, Caio Fontes. Para o superintendente do Sebrae-MG, Afonso Rocha, “o Brasil passa por uma mudança de posicionamento, deixando de ser vendedor de commodity para vender a experiência de se beber café“.
A programação incluiu 80 palestras e workshops, 15 sessões de cupping, nos eventos técnicos como o Seminário Internacional DNA Café, o Fórum da Agricultura Sustentável, Encontro Educampo e a Cafeteria Modelo. “Inovação é a palavra da vez quando se fala no panorama atual do café, por isso é tão importante investir em pesquisa, tecnologia e capacitação“, ressalta o diretor da FAEMG e presidente das Comissões Estadual e Nacional de Cafeicultura, Breno Mesquita.