17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos Semente salva afeta a produtividade da soja

Semente salva afeta a produtividade da soja

Marco Alexandre Bronson e Sousa

Administrador de empresas e presidente da ABRASS

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Toda semente produzida dentro do “Sistema Nacional de Sementes e Mudas“, ou seja, por um produtor de sementes licenciado, deve atender um rígido controle de qualidade, impedindo que chegue à mão do agricultor uma semente de baixa qualidade fisiológica e sanitária.

O risco do plantio de uma semente sem qualidade sanitária passa pela disseminação de graves doenças, como o mofo branco, assim como a redução do potencial produtivo de sua lavoura. Assim, sem sobra de dúvidas, adquirir sementes de um produtor de sementes licenciado é sempre a melhor opção.

As sementes produzidas por um multiplicador licenciado trazem consigo garantias de qualidade fisiológica e sanitárias, que no fim são essenciais para a obtenção de um excelente potencial produtivo.

Para iniciar bem a atividade produtiva de sua lavoura é necessária a aquisição de sementes certificadas. Tal afirmação se confirma pelo fato de a produção de sementes seguir um rígido processo de produção e posteriormente os insumos serem beneficiados e armazenados de forma correta, impedindo sua deterioração e conservando seu alto potencial produtivo.

Tal fato não ocorre com a semente de uso próprio, que além de ser produzida sem os controles necessários, o armazenamento não é feito de forma correta, o que leva ao resultado de um insumo de baixa qualidade, resultando em uma lavoura de reduzido potencial produtivo.

Demanda ajustada à oferta

As condições climáticas da safra que colhemos no início de 2017 proporcionaram uma produção de sementes de soja para a safra 2017/18. Assim, não acreditamos em queda na produção deste insumo e sim em uma demanda ajustada com a oferta.

A cada ano novas cultivares de soja são disponibilizadas ao produtor e, com elas um acréscimo de tecnologia que auxilia o produtor a atingir seu objetivo, ou seja, resultado econômico positivo de sua atividade.

Desta forma, o produtor deve garantir a aquisição deste material de ponta que, como se sabe, tem uma alta procura. Sendo assim, quanto mais cedo acessar o mercado, maiores serão as chances de comprar as melhores cultivares.

Essa matéria você encontra na edição de Julho 2017 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes