17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos Sistemas biodiversos: A integração como agricultura

Sistemas biodiversos: A integração como agricultura

Autor

Afonso Peche Filho
Pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas
afonsopeche@gmail.com
Crédito: Embrapa Silvipastoril

Atualmente, as atividades agrícolas da forma que são realizadas produzem, sabidamente, impactos significativos na diversidade de espécies, no solo, nos rios e no clima. A ocupação e uso da terra de maneira tradicional resultam em fragmentação de habitat e compromete seriamente a biodiversidade.

O solo mobilizado perturba ou extingue as espécies e o uso intenso de máquinas agrícolas impõe simplificações e provoca degradações físicas irreversíveis. O uso extensivo de agrotóxicos causa perdas de uma infinidade de espécies.

A erosão genética resultante de “modernos” programas de melhoramento diminui a diversidade genética do agroecossistema. Sabidamente, algumas atividades agrícolas, como consorciação, rotação e práticas de agricultura orgânica são favoráveis à conservação da biodiversidade, mas, como seguem o modelo tradicional de produção, são insuficientes.

Neste sentido, na maioria dos casos as atividades agrícolas concentram-se apenas na produção, enquanto os impactos nas plantas e animais selvagens são negligenciados. Diante desta realidade, é necessário discutir propostas de produção de alimentos rentáveis e ecologicamente adequados.

Propostas de como a ocupação e uso da terra no modelo de sucessão de monoculturas podem ser modificados para melhorar a conservação dos recursos biológicos e a viabilidade da agricultura em longo prazo são continuamente discutidas.

O caminho

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.