Pesquisador Conrado Meyer, responsável pela identificação da doença Soja Louca II, orientou profissionais e coletou amostras de plantas para análises
Â
A Agropecuária Santa Bárbara recebeu recentemente o pesquisador e fitopatologista Conrado Meyer, da Embrapa ““ Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ““, para uma visita técnica a áreas de cultivo de soja. O evento contou com o apoio do Programa de Criação e Difusão Tecnológica da Nufarm (TecNufarm) e teve como tema central a doença chamada Soja Louca II.
Na ocasião, o especialista da Embrapa orientou as equipes técnicas presentes sobre como identificar a Soja Louca II, que está em estudo pela empresa de pesquisas e ainda não conta com medidas efetivas para controle. Os principais sintomas dessa doença são plantas com haste verde, retenção foliar e abortamento de vagens antes do fim do ciclo.
De acordo com a Embrapa, como ainda não se conhecem cultivares de soja tolerantes à Soja Louca II, até o momento as principais recomendações técnicas divulgadas a campo são o manejo adequado do solo, da cultura e a dessecação antecipada à semeadura da soja, além do controle eficaz de plantas invasoras imediatamente após a emergência da oleaginosa.
Ainda de acordo com a Embrapa, desde a safra 2005-2006 a Soja Louca II tem causado reduções de até 60% na produtividade, sobretudo nas regiões mais quentes e chuvosas do Brasil. Há registro de casos representativos da doença nos estados do Pará, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins, entre outros.
“A Nufarm tem como um valor fundamental atuar em sinergia com clientes, na busca de soluções para fomentar a produtividade e a rentabilidade das lavouras. Apoiar eventos dessa importância nos aproxima ainda mais dos produtores brasileiros e dos temas decisivos para o sucesso do agronegócio“, resume Paulo Tiburcio, gerente executivo de Trade Marketing da Nufarm.
Sobre a Nufarm
Uma empresa de origem australiana, presente no Brasil há 55 anos, a Nufarm oferece soluções inovadoras e competitivas ao produtor rural. Fundada na cidade de Melbourne, atua hoje em mais de 100 países, emprega em torno de 8 000 pessoas e comercializa um portfólio formado por 228 ingredientes ativos de alta tecnologia. No Brasil, a Nufarm mantém uma unidade fabril no município de Maracanaú (CE), além de oito centros de distribuição localizados nos estados da Bahia, Goiás, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Tocantins. www.nufarm.com/BR
Â
Sobre a Agropecuária Santa Bárbara
Fundada em 2005, a AgroSB é uma das empresas mais atuantes nos mercados agrícola e de pecuária do Brasil. Possui dois escritórios, cinco fazendas, estruturas que abrigam 1,4 mil colaboradores e geram mais de 20 mil empregos indiretos. As fazendas do grupo estão localizadas no sul do Estado do Pará, com condições climáticas ideais para o desenvolvimento do rebanho e das culturas de milho e soja. A integração da lavoura com a pecuária maximiza a utilização dos ativos da AgroSB.