Cristhian Leonardo Fenili
Engenheiro agrônomo, mestrando em Produção Vegetal (UDESC)
Para o aumento da cor vermelha dos frutos, fatores ambientais são essenciais, como luz e temperatura. É muito importante durante a pré-colheita a amplitude térmica, ou seja, quando temos uma grande diferença entre a temperatura diurna e noturna há o favorecimento do desenvolvimento da cor vermelha.
O manejo a fim de aumentar a incidência de luz nos frutos, como a poda verde, tem influência no incremento da coloração. Porém, é um manejo oneroso ao produtor, por conta da grande demanda de mão de obra. Atualmente, estudos mostram que o uso de reguladores de crescimento atuam na síntese de antocianinas, pigmentos responsáveis pela coloração vermelha dos frutos da macieira, e estimulam a coloração vermelha – é o caso do ethephon.
Ethephon é um regulador de crescimento recentemente registrado para a cultura da macieira. Este fitohormônio libera etileno e estimula a planta a produzir mais etileno endógeno, o que acelera a maturação e aumenta a coloração vermelha dos frutos. Aplicações na pré-colheita deste fitohormônio aumentam a cor vermelha das maçãs.
Cuidados
Por aumentar a síntese de etileno e adiantar a maturação dos frutos, o ethephon reduz o tempo de conservação das maçãs. Dessa forma, alguns cuidados devem ser considerados, como a dose aplicada e a época.
Aplicações muito precoces podem levar os frutos à abscisão, e concentrações irregulares podem comprometer o tempo de prateleira das maçãs. As vantagens em adiantar a maturação em algumas cultivares e aumentar a coloração vermelha são: a possibilidade de colocar frutos mais cedo no mercado, com preços mais atrativos, e agregar valor no produto, já que o mercado paga muito mais por frutos com melhor coloração.
Custo
Um litro de Ethrel, produto registrado contendo 24% de ethephon, é suficiente para cobrir uma área superior a dois hectares. Com 400 ppm de ethephon já se obtém resultados significativos na coloração dos frutos da macieira. Portanto, o custo da técnica é relativamente baixo.
Segundo normativa do Ministério da Agricultura, as maçãs podem ser classificadas em quatro categorias, dependendo, dentre alguns defeitos, da sua coloração. Ou seja, quanto mais colorida a epiderme da maçã, numa categoria superior ela estará classificada, e isso reflete em preço significativamente maior. Portanto, levando em consideração o baixo custo da aplicação de ethephon, a relação de custo-benefÃcio é positiva.
Cuidado
É comprovado que o uso de ethephon aumenta a coloração vermelha da epiderme de maçãs, porém, com o inconveniente de acelerar a queda precoce de frutos por conta da maturação precoce, alterar a cor de fundo e reduzir o seu tempo de conservação. Portanto, a busca por alternativas que aumentem a coloração, sem alterar as características de maturação e conservação, são almejadas. Bioestimulantes e compostos orgânicos e minerais, principalmente à base de potássio, mostram-se com potencial.
Atualmente existe uma grande diversidade de clones mais coloridos, que tanto na cultivar Gala como na Fuji já estão no mercado. Podemos citar a “˜Maxi Gala’ e a “˜Fuji Suprema’, que naturalmente apresentam uma alta coloração vermelha dos frutos. Considerar o plantio desses clones é muito importante.