17.5 C
Nova Iorque
domingo, novembro 24, 2024
Início Revistas Grãos Tecnologia no processamento de sementes em prol da qualidade

Tecnologia no processamento de sementes em prol da qualidade

Fotos Momesso
Fotos Momesso

A produção de sementes de alta qualidade é um tema que ganhou importância nos fóruns agrícolas devido à crescente demanda do mercado. No XXXV Ciclo de Reuniões Conjuntas da CSM-PR, um dos eventos mais importantes do setor, ele também foi destaque.

Além das discussões sobre características intrínsecas das variedades e técnicas de manejo, também foram abordados temas relevantes, como a evolução nos processos de beneficiamento e tratamento de sementes.

Conversamos com a Momesso, uma das apoiadoras do evento e que há mais de 50 anos atua nessa área. Segundo Evaristo Momesso Jr, diretor geral, a produção de sementes de qualidade é uma oportunidade de diferenciação para os produtores diante de um ambiente cada vez mais competitivo.

O executivo destaca que é preciso pensar na qualidade de forma ampla, contemplando o produto e também os aspectos sociais e ambientais de todo o processo. “Planejamento integrado com visão de longo prazo é importante para quem quer seguir o caminho da qualidade. A Momesso tem mostrado, com sucesso, que boas práticas no beneficiamento e tratamento de sementes otimizam a operação, conquistam novos mercados e podem se pagar em um curto espaço de tempo“, comenta o executivo.

O professor Marcos Paulo Ludwig, da UFRS, também palestrou sobre o tema a convite da Momesso, chamando a atenção para estudos que mostraram ganhos adicionais de produtividade usando máquinas de melhor qualidade no tratamento.

Evaristo comenta que o avanço do tratamento de sementes industrial também é reflexo da busca pela qualidade. “Para quem compra, é sinônimo de conveniência e segurança de que a semente de alto valor recebeu o tratamento adequado. Para quem produz, as vantagens também são grandes e vão além da qualidade final, pois as máquinas são totalmente automatizadas, a dosagem é precisa e não há desperdícios, o trabalhador tem mais segurança e os riscos de contaminação das áreas comuns é significantemente reduzido“.

Quanto ao beneficiamento, o executivo comenta a parceria com a europeia Cimbria, líder mundial em processamento de sementes. São máquinas que refletem o que há de mais moderno para padronização de lotes de alta qualidade. Em seus projetos de UBS, a Momesso trabalha com foco em quatro grandes linhas de resultado: melhoria do produto final, maior rendimento operacional, otimização de espaço com racionalização de obra, e redução significativa das emissões de pó.

Evaristo destaca que no mundo da qualidade, é preciso ir além da venda de máquinas. “Nossas equipes de campo atuam como consultores do cliente desde a primeira visita. Cada cliente tem uma necessidade diferente e precisamos entendê-las a fundo para entregarmos o melhor projeto no tratamento e no beneficiamento. E seguimos juntos mesmo depois da implantação, treinando os operadores, acompanhando os resultados e realizando manutenções programadas para garantir que tudo esteja sempre em ordem a cada safra“.

Estande da Momesso no evento da CSM-PR - Fotos Momesso
Estande da Momesso no evento da CSM-PR – Fotos Momesso

Inovação

Uma das iniciativas mais importantes da empresa é a criação do Centro de Excelência Momesso, um complexo dedicado à inovação e aprimoramento técnico, equipado com um centro de tratamento industrial de sementes, tratadoras onfarm, ampla linha de máquinas de beneficiamento e salas exclusivas para treinamento.

Essa estrutura também poderá ser usada por clientes e pela comunidade científica em seus estudos sobre processos de qualidade ou para a qualificação de equipes, estando disponível a partir de março de 2017.

Essa matéria você encontra na edição de outubro 2016 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes