17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Tecnologias de sombreamento para hortaliças em ambiente protegido

Tecnologias de sombreamento para hortaliças em ambiente protegido

Sueyde Fernandes de Oliveira Braghin

Coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento GinegarPolysack

sueyde@ginegarpolysack.com.br

 

Cultivo de tomate sob Chromatinet® em Goiânia-GO - Fotos GinegarPolysack
Cultivo de tomate sob Chromatinet® em Goiânia-GO – Fotos GinegarPolysack

A grande extensão territorial do Brasil confere uma grande diversidade de climas, o que interfere na produtividade agrícola nas diferentes regiões. Fatores ambientais, como radiação, temperatura, umidade, vento, granizo, etc. ocorrem de forma diferente, de acordo com a localidade e época do ano, e podem afetar o desenvolvimento das plantas pela redução da área foliar e suscetibilidade a pragas e doenças, os quais são fatores favoráveis ao seu desenvolvimento.

Para reduzir os efeitos indesejáveis do clima, o produtor está constantemente em busca de novas tecnologias. Uma forma muito eficiente de controlar parcial ou totalmente os fatores climáticos é o cultivo em ambiente protegido, em telados ou estufas com cobertura plástica. Para isso, é muito importante a correta escolha dos tipos de telas de sombreamento e proteção, bem como dos filmes plásticos de cobertura, as suas formas de aplicação e os tipos de estruturaque pretendemos utilizar antes da instalação.

Para regiões em que o fator limitante é o excesso de radiação na maior parte do ano, o uso de telas de sombreamento reduz a entrada de luz de acordo com a porcentagem de sombreamento especificada na ficha técnica para cada produto. Nesse caso, o uso de estruturas denominadas de “telados“ é uma boa opção técnica.

Tela Chromatinet® usada na cobertura e Optinet® nas laterais - Fotos GinegarPolysack
Tela Chromatinet® usada na cobertura e Optinet® nas laterais – Fotos GinegarPolysack

Vantagens dos telados

Os telados minimizam o impacto das gotas de chuva, além de proteger contra o vento, granizo,dentre outros fatores, quando utilizado como cobertura única. Além dos benefícios de proteção mecânica,pode-se também lançar uso de telas de sombreamento com benefícios adicionais, como é o casodas telas Chromatinet®, que fazem a fotoconversão de luz, que além de aumentar a quantidade de luz difusa modifica o espectro da luz para a faixa utilizada pelas plantas ““ radiação PAR.

Como consequência tem-se um aumento no vigor das plantas e síntese de carotenoides, devido ao estímulo dofitocromo na faixa do vermelho e vermelho distante.

As telas Chromatinet® são comumente instaladas em uma estrutura feita com moirões de eucalipto tratado de 4m, e na base superior são estendidos arames para que a tela seja esticada e presa com o uso de conectores agulha ou conectores com ponte em panos individuais.

Recomenda-se que os moirões tenham pelo menos 1m sob a superfície do solo, afim de que fiquem bem fixos, e com 3m livres para fora, altura mínima ideal para o desenvolvimento das plantas de tomate.

Cultivo de tomate em estufa com cobertura plástica associada com Aluminet® instalado internamente com controle de abertura e fechamento - Fotos GinegarPolisack
Cultivo de tomate em estufa com cobertura plástica associada com Aluminet® instalado internamente com controle de abertura e fechamento – Fotos GinegarPolisack

As telas Aluminet®

Outra excelente opção são as telastermorrefletorasAluminet®, que podem ser utilizadas para a cobertura das plantas, assim como a Chromatinet®, mas também associada com o plástico instaladointerna ou externamente, quando a produção é em estufas ou casas de vegetação.

O Aluminet® reflete parte da radiação solar e reduz a entrada de calor de radiaçãopara o ambiente interno, minimizando, desse modo, os efeitos adversos da radiação em excesso, diminuindo a temperatura e aumentando a umidade relativa, assim como a taxa fotossintética das plantas.

Além do benefício para o controle do microclima do ambiente pela redução da entrada de radiação solar, o Aluminet®difunde eficientemente a luz, aumentando a quantidade de luz que atinge as plantas de uma forma que não cause queima de folhas e frutos.

Cultivo de tomate com Optinet® na lateral da estufa em Tupã-SP - Fotos GinegarPolysack
Cultivo de tomate com Optinet® na lateral da estufa em Tupã-SP – Fotos GinegarPolysack

Recomendações

OAluminet® aplicado em telados/viveiros deve ser instalado em estrutura semelhante à das telas fotoconversoras, porém, quando associado com o plástico (estufas agrícolas), recomenda-se o uso em sistemas de cortinas móveis.

Para o manejo da malha termorrefletorao ideal é se basear nos fatores climáticos dentro do ambiente por dataloggers, que registram variáveis como radiação PAR, temperatura e umidade relativa do ar.

Assim que a temperatura ideal determinada para a cultura em questão for atingida, a tela deve serestendida, a fim de evitar a entrada de calor de radiação em excesso e, por conseguinte, o aquecimento do ambiente até que atinja uma temperatura mínima estipulada como ideal, e assim a tela seja recolhida.

Caso o produtor rural não tenha dataloggers para tal controle, é importante consultar técnicos especializados em manejo microclimático em ambiente protegido para auxiliar no melhor tipo de manejo manual para o seu cultivo e região.

Essa matéria completa você encontra na edição de fevereiro 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes