17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Tomate em cultivo protegido

Tomate em cultivo protegido

Autores

Denilze Santos Soares
denilzesoares@gmail.com
Natalia Nayale Freitas Barroso
nataliaff.agro@gmail.com
Thaís Vitória dos Santos
thaisvitoria104@gmail.com
Luana Keslley Nascimento Casais
luana.casais@gmail.com
Graduandas em Agronomia – Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Luciana da Silva Borges
Doutra e professora – UFRA e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Horticultura da Amazônia (Hortizon) e Núcleo de Pesquisa em Agroecologia (NEA)
luciana.borges@ufra.edu.br
Crédito: Ana Maria Diniz

Dentre as diversas formas de se cultivar produtos hortícolas, destaca-se o cultivo protegido, o qual possibilita que se tenha a obtenção de ciclos maiores, principalmente por haver a proteção da incidência direta da chuva em épocas de grande precipitação pluviométrica. O cultivo em ambiente protegido pode ser realizado no solo ou em sistemas hidropônicos, com ou sem a utilização de substratos.

O uso de materiais e subprodutos locais provenientes de agroindústrias e serrarias pode ser uma alternativa econômica e viável para o produtor preparar e até produzir seu próprio substrato, seja na forma simples ou composta. A fibra de coco tem sido utilizada em várias regiões como substratos em áreas com cultivo protegido e apresenta características físicas muito favoráveis.

O carvão é um material que tem sido estudado como condicionador do solo e, embora quase não apresente nutrientes para disponibilizar às plantas, tem o potencial de aumentar a capacidade de troca catiônica (CTC) do solo e de melhorar a retenção de água. O esterco bovino é outro material muito utilizado na agricultura brasileira e apresenta a vantagem de disponibilizar macro e micronutrientes às plantas, e ainda melhorar a capacidade de troca de cátions (CTC) do solo (Junior, 2012).

O tomate

O tomateiro é uma cultura exigente com relação aos nutrientes. Para que se faça o manejo correto é necessário fazer uma coleta de solo, para que assim seja realizada uma análise de solo, e após isso fazer a recomendação necessária para o melhor desenvolvimento da planta, visto que o manejo incorreto é um dos principais motivos de baixa produtividade em cultivo protegido.

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.