17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Grãos Tratamento de sementes é a solução para nematoides em milho safrinha?

Tratamento de sementes é a solução para nematoides em milho safrinha?

Autores

Fabio Olivieri de Nobile
Doutor e professor – Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos (Unifeb)
fabio.nobile@unifeb.edu.br
Maria Gabriela Anunciação
Graduanda em Engenharia Agronômica – Unifeb
Foto: Shutterstock

O milho é uma das principais culturas cultivadas no Brasil, uma vez que se estende por todo o território nacional sob diversos níveis tecnológicos e interage com diversos setores do mercado financeiro. O grão é utilizado na alimentação animal, participando indiretamente da exportação de carne, no entanto, os produtos à base de milho são bem aceitos pela população em todas as regiões do País, além do setor de polímeros e de energia.

Tamanha importância faz com que duas concentrações de cultivo sejam pertinentes no País: a primeira safra ou safra de verão, que vai de agosto a novembro, dependendo da região e, posteriormente, a safrinha ou safra de sequeiro, sendo que esta última se dá após o cultivo de soja precoce nos meses de fevereiro a março.

Muitos são os entraves que impedem que todo o potencial produtivo da cultura seja externado, portanto, o planejamento é indispensável, desde a escolha correta da cultivar conforme os níveis tecnológicos e condições climáticas da região até o manejo nutricional e fitossanitário.

Desafios

Um dos principais problemas que acomete praticamente todos os solos agricultáveis do Brasil são os nematoides. Praga de solo, os nematoides colonizam o sistema radicular, podendo causar diferentes tipos de lesões, dependendo da espécie. No entanto, os sintomas visuais vão desde o engrossamento e diminuição da massa radicular à destruição parcial acompanhada de lesões escuras.

Fato é que o complexo de injúrias causado pelos nematoides vai comprometer o funcionamento fisiológico das plantas, de forma que a absorção e translocação de nutrientes e água serão afetados. Na parte aérea, é possível identificar reboleiras e plantas com crescimento irregular, além da murcha das plantas, em função dos danos na absorção de água.

Dentre as principais formas de controle está a resistência e tolerância genética e a rotação de culturas, sendo o último essencial, porém, de difícil implantação, visto que os nematoides são incrivelmente polífagos. Dessa maneira, quando em sucessão com soja e algodão, por exemplo, há um incremento na população de nematoides no solo.

Outro fator que, apesar de melhorar os aspectos físico-químicos do solo, acaba por influenciar, é o uso do Sistema de Plantio Direto (SPD), pois a permanência de raízes da cultura anterior no solo acaba por funcionar como fonte de sobrevivência e, consequentemente, permite a reprodução dos nematoides.

Tratamento de sementes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.