Autores
Daniela Andrade
Mestre em Fitotecnia e Especialista em Planejamento Agrícola
daniela.andrade@attosementes.com.br
Gustavo Henrique Cafisso
Bacharel em Agronomia
gustavo_cs0@hotmail.com
Quando o objetivo do produtor é ter uma lavoura vigorosa e produtiva, a semente é um insumo essencial, e sua qualidade não pode deixar a desejar. Um manejo essencial é o tratamento das sementes, que protege a semente durante o período de germinação e emergência contra pragas e patógenos do solo e do ambiente, um quesito de grande importância no desenvolvimento de plantas vigorosas e sadias.
Frente à ameaça de pragas e doenças, o cancro da haste da soja, do mofo-branco do feijão e da soja, de fusarioses de um grande número de espécies, de antracnose, das podridões do colmo em milho, da ramulose do algodoeiro, de bacterioses e viroses de olerícolas são exemplos suficientes para indicar a dimensão do risco que se corre pela omissão do controle da qualidade sanitária das sementes.
Entenda melhor
O tratamento de sementes é a prática fitossanitária mais eficiente nos cultivos de soja e milho que auxilia na eliminação e/ou na redução na pressão de pragas e doenças em sementes e plântulas. E ainda pode impedir a entrada do patógeno em áreas isentas, favorecer a emergência mais uniforme das plântulas e evitar a necessidade de replantio.
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.