17.5 C
Nova Iorque
sábado, novembro 23, 2024
Início Revistas Grãos Tratamento de sementes: Qual a importância no contexto agrícola?

Tratamento de sementes: Qual a importância no contexto agrícola?

Autores

Amanda Carvalho Penido
Engenheira agrônoma e mestra em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)
apenidoufla@gmail.com
Venicius Urbano Vilela Reis
Técnico agrícola e graduando em Agronomia – UFLA
veniciusreis@gmail.com
Fotos: Luize Hess

As sementes são a principal forma de dispersão na maioria das espécies e dita por muitos como o principal insumo da agricultura. No entanto, a importância das sementes no contexto agrícola é ainda superior, pois é nela que está todo o veículo de tecnologia obtido por meio de pesquisas e melhoramento genético.

É a semente que leva ao agricultor as características de cada cultivar para uma determinada região, clima, solo, além da tolerância ou resistência a diferentes doenças e pragas, o que permite o sucesso na produção.

Qualidade

A utilização de sementes de elevada qualidade é extremamente importante, pois garante ao agricultor uma implantação correta e bem-sucedida da lavoura. Essa qualidade é composta por um complexo de atributos determinantes no desenvolvimento da semente quando colocada no solo, que são pautados na qualidade física, fisiológica, genética e sanitária.

Dentre os atributos de qualidade da semente, o aspecto sanitário é um dos mais importantes. A proliferação de fungos de solo e de armazenamento são importantes causadores de perda da qualidade, pois as sementes contaminadas podem provocar danos imediatos à germinação e vigor, com consequência prática no estabelecimento da cultura em campo. Além disso, as sementes são importantes fontes de inóculo infectivo nas áreas, seja a curta e/ou a longas distâncias.

Tratamento de sementes

Nesse contexto, o tratamento de sementes se faz necessário, o qual tem por objetivo assegurar a qualidade sanitária das sementes, por meio da aplicação de produtos químicos ou biológicos que sejam eficientes para controlar fitopatógenos, principalmente fungos associados às sementes ou aqueles presentes no solo, além de atuar contra o ataque inicial de pragas específicas do solo, sendo umas da primeiras práticas realizadas no manejo integrado de pragas (MIP).

Sem a utilização do tratamento de sementes não há como proteger este insumo tão importante para alcançar altas produtividades e, além disso, se torna difícil chegar ao máximo potencial produtivo da lavoura sem o mesmo. Por isso, nos dias atuais, são raros os casos de plantações que não utilizam sementes tratadas.

Evolução da técnica

O tratamento de sementes (TS) é uma técnica considerada antiga na agricultura. A técnica era realizada sem nenhuma segurança do operador e na própria fazenda, de maneira precária. Logo depois, os agricultores começaram a importar máquinas, o que representou um importante avanço na qualidade das aplicações.

No entanto, com a grande utilização da prática nas fazendas, surgiu a necessidade de assegurar uma maior qualidade nas aplicações de fungicidas e inseticidas, com o tratamento de sementes feito na indústria chamado de Tratamento de Sementes Industrial (TSI).

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes

Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.