17.5 C
Nova Iorque
quarta-feira, novembro 27, 2024
Início Revistas Hortifrúti Trichoderma como solução para doenças de mudas do tomateiro

Trichoderma como solução para doenças de mudas do tomateiro

Carlos Antônio dos Santos

Engenheiro agrônomo, mestrando no Curso de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

carlosantoniods@hotmail.com

Margarida Goréte Ferreira do Carmo

Engenheira agrônoma, doutora em Fitopatologia e professora de Olericultura na UFRRJ

gorete@ufrrj.br

 

CréditoShutterstock
Crédito Shutterstock

Doenças na produção de mudas são responsáveis por perdas graves na cultura do tomateiro. É o caso do tombamento, causado por Pythiumou Rhizoctoniasolani. O controle biológico com o uso de Trichoderma, associado a outras práticas de manejo, é uma das alternativas para combater o problema.

O Pythium é um patógeno capaz de atacar um grande número de espécies de plantas cultivadas, incluindo o tomateiro. Pode afetara germinação das sementes, a emergência das plântulas e o seu desenvolvimento inicial, causar tombamento e redução da qualidade das mudas. Com as falhas no estande ocorre também uma redução do número final de mudas formadas.

As plantas infectadas podem apresentar afinamento e necrose na região do colo (conhecida popularmente pelos agricultores como “canelinha“), murchas e, em casos mais severos, morte precoce da planta. Os sintomas podem ser observados no viveiro e nos estádios iniciais da cultura em campo.

Eficiência do Trichoderma

Diversos trabalhos têm demonstrado eficiência doTrichoderma na redução da população de Pythium no substrato, e com isso, redução dos danos causados pelo patógeno. Bons resultados também têm sido citados na redução de danos causados por Rhizoctoniasolani, Sclerotiniasclerotiorum e Sclerotiumcepivorum, por exemplo, especialmente quando usado de forma preventivae associado a outras práticas.

Existem diversas mecanismos de ação que podem ocorrer simultaneamente, porém, podem variar com as condições de ambiente e com a cepa ou linhagem de Trichodermautilizado.

Trichodermaé um fungo de crescimento rápido e agressivo que pode competir com o Pythium spp.por espaço e nutrientes, reduzindo a sua multiplicação. Além disso, pode também parasitar o patógeno e, com isso, enfraquecê-lo e até provocar a sua morte,ou produziralgumas substâncias inibitórias aoseu crescimento ou reprodução.

Outro benefício que se pode obter com o uso de produtos à base de Trichodermaé a solubilização de alguns nutrientes e o estímulo ao crescimento das plantas.

Manejo

Primeiramente, somente devem ser utilizados produtos registrados no Ministério da Agricultura (MAPA). Cuidados com a limpeza das bandejas, qualidade do substrato e das sementes de tomate e o manejo adequado do ambiente no viveiro também são essenciais.

Asdificuldades com o tombamento são mais graves quando temos problemas com sombreamento das mudas e excesso de água ou problemas de drenagem, por exemplo. O uso de produtos à base de Trichodermaspp.deve ser feito de forma preventiva e associado aos cuidados básicos na produção de mudas.

O modo de aplicação e as dosagens devem estar de acordo com o preconizado pela empresa produtora. A época de aplicação também pode variar, desde o semeio com regas na bandeja e ao longo do desenvolvimento das mudas até o transplantio.

Dependendo do tipo da formulação, o produto pode também ser adicionado ao substrato das sementeiras. As aplicações devem ser feitas nas horas mais frescas do dia e, de preferência, nos dias com maior umidade. O volume de calda utilizado deve ser suficiente para uma boa distribuição do produto no substrato.

Como se trata de um organismo vivo, outro cuidado importante é com o seu armazenamento, visando manter a viabilidade dos esporos. Embora possa haver variações entre fabricantes, de forma geral estes recomendam o armazenamento em ambiente refrigerado.

Mudas de tomate tratadas com Trichoderma - Crédito Carlos Antônio dos Santos
Mudas de tomate tratadas com Trichoderma – Crédito Carlos Antônio dos Santos

Custo da aplicação

O custo de aquisição do produto é variável de acordo com a empresa produtora e o tipo de formulação. Já o custo de aplicação é baixo, quando aplicado em viveiro de mudas, devido à possibilidade de fazê-lo via irrigação ou por rega manual.

Em aplicações no plantio e no campo serão utilizados os mesmos equipamentos da aplicação de produtos químicos, como pulverizadores mecanizados ou manuais, portanto, os gastos serão equivalentes.

A utilização de controle biológico apresenta-se vantajosa frente às crescentes preocupações quanto ao uso irracional de agrotóxicos. O seu uso também reduz os riscos de contaminação do homem, do meio ambiente e dos frutos com resíduos de pesticidas.

Essa matéria completa você encontra na edição de outubro 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes