Autor
Givago Coutinho
Doutor em Fruticultura e professor efetivo do Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado)
givago_agro@hotmail.com
Ao longo do ciclo de produção do morangueiro, que compreende desde a produção de mudas até a pós-colheita, diversos patógenos podem incidir na cultura, podendo ocasionar danos em todas as partes da planta. Dentre os principais patógenos da cultura, os fungos merecem atenção especial. Contudo, outros como bactérias, vírus, nematoides e fitoplasmas, também causam doenças e prejuízos à cultura.
Relatos na literatura citam a ocorrência de 51 fungos, três bactérias, 26 vírus e similares e oito nematoides como agentes causais, que podem ocasionar doenças importantes que ocorrem no morangueiro (Gubler e Converse, 1993).
Segundo Costa et al. (2011), os seguintes gêneros de nematoides incluem espécies potencialmente danosas à cultura do morangueiro, sendo eles Meloidogyne sp., Pratylenchus sp. e Aphelenchoides sp. e sua disseminação pode ocorrer por mudas doentes, água de irrigação e chuva e implementos agrícolas, podendo sobreviver na área pelo solo, mudas e hospedeiros alternativos.
Os sintomas apresentados pelas plantas infectadas por nematoides incluem o subdesenvolvimento e amarelecimento e, em alguns casos, como na ocorrência de nematoides do gênero Meloidogyne, observa-se a presença de galhas no sistema radicular das plantas infectadas.
Controle
Algumas medidas de controle de nematoides compreendem o controle químico, que consiste no uso de defensivos registrados para este fim, o cultural, como o alqueive, que segundo Inomoto, (2008), consiste em manter o solo sem vegetação por determinado período sendo revolvido por meio de aração e/ou gradagem, proporcionando assim a morte dos nematoides por inanição, dessecação e pela ação da luz e o biológico com a utilização de agentes como o Trichoderma, por exemplo.
Segundo Lucon, Chaves e Bacilieri (2014), o Trichoderma é um fungo filamentoso que apresenta crescimento rápido e produção de colônias com coloração predominantemente verde.
Assim, medidas que auxiliem no manejo correto e eficaz de nematoides na cultura do morangueiro são essenciais para o desenvolvimento da cultura e produção de morangos de qualidade, conforme será descrito a seguir.
Trichoderma x nematoides
O Trichoderma atua sob diversas formas contra os fungos patogênicos, destacando-se a produção de metabólitos tóxicos e de enzimas extracelulares, competição por nutrientes e nichos de colonização, além de indução de resistência na planta hospedeira. No caso do morangueiro, o Trichoderma tem se mostrado uma ferramenta eficiente contra nematoides.
Manejo
Este conteúdo é restrito a membros do site. Se você é um usuário registrado, por favor faça o login. Novos usuários podem registrar-se abaixo.