Companhia coloca em prática planos de economia e utilização responsável deste recurso natural
A água é parte fundamental dos processos fabris na maioria das empresas. Consciente da necessidade de preservação deste recurso natural, a Monsanto investe em Boas Práticas de Fabricação para preservar e economizar a água na manufatura de seus produtos. A unidade de São José dos Campos (SP), por exemplo, fez melhorias operacionais e, por meio de novos equipamentos e tecnologias, reduziu o consumo de água na produção do herbicida Glifosato, princÃpio ativo manufaturado pela empresa no Vale do ParaÃba.
O projeto apresentou benefícios expressivos: redução anual de água de 732 milhões de litros; diminuição de 18 ton de insumos diversos utilizados no tratamento de efluentes e ainda a redução de 4,3 milhões de m3 de oxigênio. No que diz respeito à energia elétrica, as ações proporcionaram um corte no consumo de 2.900.000 KWh/ano.
O esforço técnico impactou positivamente não somente a produção, mas também o sistema de tratamento de efluentes. Uma nova estação de tratamento, mais eficiente e moderna, substituiu a estação original.
Outro projeto implementado em São José dos Campos e que vem contribuindo para economia de água desde 2006, foi a otimização do processo de produção de água desmineralizada (baixÃssimos teores de sais), que oferece dois usos finais na unidade: Produção de vapor por meio de caldeiras e também  na produção do Glifosato. Esta melhoria proporcionou a economia de 167 milhões de litros de água por ano.
A unidade tem, ainda, um projeto na torre de resfriamento, realizado em conjunto com uma empresa parceira que trata a água da Monsanto, oferecendo uma redução anual de 21 milhões litros de água.
A fábrica de São José dos Campos, assim como as demais unidades da Monsanto, é reconhecida por estar entre as pioneiras no desenvolvimento de tecnologias limpas que auxiliam os agricultores nos seus principais desafios na produção de alimentos.
A Monsanto participa de projetos socioambientais na região do Vale do ParaÃba e em todo o Brasil. A companhia atua proativamente na conscientização de funcionários quanto à necessidade de economia de água. “A Monsanto acredita que os benefícios ambientais não se dão somente a partir de grandes projetos, mas também de pequenas iniciativas, pois ações isoladas e esforços conjuntos também trazem grandes resultados“, conclui Daniela Mariuzzo, lÃder de Responsabilidade Social Corporativa da Monsanto do Brasil.
Â
Sobre a Monsanto
Presente há mais de 50 anos no Brasil, a Monsanto é uma empresa dedicada à agricultura e referência em inovação tecnológica. No ano fiscal de 2014 (setembro de 2013 a agosto de 2014), a Monsanto do Brasil registrou faturamento de US$ 1,778 bilhão, valor 15% superior ao ano fiscal anterior, US$ 1,547 bilhão. No Brasil, a empresa produz e comercializa herbicidas, sementes de soja convencional (Monsoy) e geneticamente modificada (tecnologias Roundup Ready® e INTACTA RR2 PROâ„¢), sementes convencionais e geneticamente modificadas de milho (Agroeste, Sementes Agroceres e Dekalb), sementes de sorgo, algodão (Deltapine) e, ainda, sementes convencionais de frutas e hortaliças (Seminis). A Monsanto busca soluções sustentáveis que proporcionem aos agricultores produzir mais, conservar mais e melhorar vidas. Para isso, investe anualmente mais de US$ 1 bilhão em pesquisa e novos produtos, além de compartilhar seu conhecimento com produtores para ampliar o seu acesso a modernas tecnologias agrícolas. Desde que chegou ao país, em 1963, a Monsanto cresceu em estrutura e no desenvolvimento de soluções para o campo, o que faz da divisão de negócios brasileira a segunda maior e mais importante da companhia em todo o mundo. Cerca de 2.700 funcionários trabalham nas fábricas e escritórios distribuídos pelo Brasil.