Entre as palestras que vão acontecer dentro do Seminário de Horticultura e Fruticultura, durante a 5ª Femec (Feira de Máquinas, Equipamentos, Implementos, Insumos Agrícolas e VeÃculos Utilitários), o tema “Uso de Mulching de plástico na produção de frutas e hortaliças“, será um dos destaques entre as dezoito palestras que serão ministradas neste seminário, que acontecerá nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril na sala 2 do Estande da Secretaria de Agropecuária.
           De acordo com o Engenheiro Agrônomo José Roberto Silva, coordenador técnico regional da Emater-MG, o mulching é uma inovação tecnológica através do uso de um filme plástico sobre o solo onde será realizado o plantio de frutas ou hortaliças. “Essa tecnologia traz vários benefícios para o produtor, como o controle eficiente de ervas daninhas, redução de perda de água do solo, eficiência no uso da água da irrigação, redução de incidência de algumas pragas e doenças de plantas contribuindo para o aumento da produtividade, redução do custo de produção e maior rentabilidade econômica para o agricultor. Outra vantagem do uso do mulching é a proteção do solo contra geadas ou outros agentes climáticos“, explicou.
           Em Araguari,  a plasticultura já é utilizada no cultivo de tomates e em Canápolis, a 122 km de Uberlândia, plantadores de abacaxi também já estão aderindo a essa técnica. “Conhecemos o sistema de mulching durante um dia de campo e resolvemos implantar em nossa propriedade desde o ano passado. As vantagens são interessantes, já que é grande a economia de água, o tomate está protegido de doenças, porque não há aplicação de herbicidas. Já estamos usando a plasticultura há seis safras e posso dizer que compensa muito“, disse Célio Nunes Cardoso, produtor de tomates em Araguari.
5ª Femec
           O Sindicato Rural de Uberlândia promove a 5ª Femec ““ Feira do Agronegócio do Estado de Minas Gerais ““ de 29 de março a 1º de abril, das 8h as 20h, no Parque de Exposições Camaru, com entrada franca. Os principais fabricantes de máquinas, equipamentos, implementos e insumos agrícolas estarão presentes no evento para apresentar ao produtor rural o que há de mais avançado em termos de tecnologia destinada à produção com informações técnicas qualificadas. Durante a feira, o público terá a oportunidade de participar de cursos e palestras gratuitas.