17.5 C
Nova Iorque
sábado, setembro 21, 2024
Início Revistas Hortifrúti Uso de telas fotosseletivas para o cultivo de hortaliças

Uso de telas fotosseletivas para o cultivo de hortaliças

Sueyde Braghin

Coordenadora de P&D no Brasil

 

Telado folhosasO ambiente protegido no Brasil representa uma área de 22 mil hectares, segundo dados do Comitê Brasileiro de Desenvolvimento e Aplicação de Plásticos na Agricultura (Cobapla) de 2014, distribuídos entre hortaliças, flores e frutas.

Dentre os diferentes sistemas utilizados pelos produtores destacam-se as estufas cobertas com filme plástico e telados, ou até mesmo a associação de materiais com o objetivo de adequar as condições climáticas às necessidades da cultura.

O cultivo em ambiente protegido possibilita a criação de um microclima favorável ao cultivo de hortaliças, pois proporciona certo controle das variáveis climáticas, como temperatura, umidade, radiação solar e vento. A redução nas variações do clima resulta em ganho de eficiência produtiva estimado em 40%, além de reduzir o efeito da sazonalidade, favorecendo a oferta de produtos em épocas inadequadas ao cultivo, e com isso consegue preços mais elevados.

Dicas

Para a máxima expressão do material genético é necessário a correta escolha do material para cobertura do ambiente, e para isso diversos materiais estão disponíveis para solucionar os problemas existentes nas diferentes regiões de produção agrícola. Especificamente para o pimentão, a luminosidade considerada ideal é de aproximadamente 60.000 lux, e por meio do material de cobertura busca-se alcançar a condição ideal para obter a máxima produtividade.

Tecnologia de ponta

Dentre as opções disponíveis no mercado, o telado constitui-se como uma opção mais barata, e por isso o produtor muitas vezes opta por esta estrutura mais simples para inserir no cultivo protegido antes de partir para a estufa. A Chromatinet é um grupo de telas fotoconversoras, produzidas pela GinegarPolysack, que controlam o crescimento vegetativo alterando o espectro de luz que chega às plantas, e são uma ótima opção como substituição à tela preta comumente utilizada na cobertura do telado.

A Chromatinet combina a tecnologia multicamadas com aditivos especiais que foram desenvolvidos, testados e acompanhados pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento da GinegarPolysack em Israel em conjunto com muitos órgãos de pesquisa internacionais.

Está disponível em diferentes cores e porcentagens de sombreamento, sendo cada um adequado para determinadas culturas e condições climáticas de acordo com a localidade (Figuras 1 e 2).

Gráfico pimentão Gráfico Aluminet

Além de aumentar a quantidade de luz difusa, modifica o espectro da luz para a faixa utilizada pelas plantas ““ radiação PAR. A maior quantidade de luz na faixa do vermelho e vermelho distante estimula o fitocromo, responsável pela germinação de sementes, alongamento do caule, expansão das folhas, desenvolvimento do sistema radicular, síntese de antocianina e carotenoides, etc.

Segundo estudos realizados em Israel, o uso da Chromatinet vermelha com 26% de sombreamento aumentou em 5% o peso dos frutos e em 20% o número de frutos por planta comparado com a tela preta de 30%, que corresponde ao aumento de 12% na produção por planta .

Aluminet

A tela termorrefletoraAluminet também pode ser usada para a cobertura de telados, assim como a Chromatinet. Esta malha de sombra aluminizada reflete parte da radiação solar e reduz a entrada de ondas térmicas, conferindo ao ambiente uma redução drástica na temperatura.

Ao contrário das telas pretas convencionais, o Aluminet também não prejudica a entrada de luz, conferindo ao ambiente 15% de difusão da luz, aumentando a quantidade de luz que chega às plantas, principalmente nas folhas baixeiras.

A redução da temperatura em até 8ºC e o aumento na luz difusa reduz o estresse sentido pelas plantas em condições de alta incidência luminosa. O resultado é o aumento da taxa fotossintética e, consequentemente,da produtividade. Outro benefício desta tela é a redução na queima de frutos, distúrbio comum em frutos de pimentão cultivado em campo aberto.

Assim como a redução de temperatura durante o dia, o Aluminet proporciona a redução na perda de calor durante a noite em condições de baixa temperatura, pois a radiação que entra durante o dia demora mais a se dissipar pela reflexão da energia na parte interna da tela.

Os dados apresentados na figura 4 mostram que a temperatura sob o telado com oAluminet não ficou abaixo de 0ºC durante a noite, comparado à tela preta e campo aberto.

Recomendações

Para a lateral do telado, sugere-se que sejam utilizados os mesmos materiais que na cobertura. Porém, em condições de alta incidência de insetos recomenda-se a instalação da Optinet. Esta malha bloqueia a entrada de insetos pela barreira física e óptica, pois contém aditivos que bloqueiam a entrada de luz ultravioleta, que cega e repele os insetos antes que eles atinjam a malha.

Seu efeito na redução do número de pragas no ambiente já foi comprovado cientificamente, especialmente de tripes, mosca-branca e traça .

Essa matéria você encontra na edição de junho 2016  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

- Advertisment -

Artigos Populares

Chegam ao mercado sementes da alface Litorânea

Já estão disponíveis no mercado as sementes da alface SCS374 Litorânea, desenvolvida pela Estação Experimental da Epagri em...

Alerta: Patógenos de solo na batateira

Autores Maria Idaline Pessoa Cavalcanti Engenheira agrônoma e Doutoranda em Ciência do Solo – Universidade Federal da Paraíba (UFPB) idalinepessoa@hotmail.com José...

Maçãs: O que você ainda não sabe sobre a atividade

AutoresAike Anneliese Kretzschmar aike.kretzschmar@udesc.br Leo Rufato Engenheiros agrônomos, doutores e professores de Fruticultura - CAV/UDESC

Produção de pellets de última geração

AutorDiretoria Executiva da Brasil Biomassa Pellets Brasil Crédito Luize Hess

Comentários recentes