Ricardo AntonioRotta
Produtor hidropônico e presidente da Associação Brasileira de Hidroponia
A alface hidropônica proporciona a produção durante todo o ano, agregando ainda uma melhor qualidade, mas, por outro lado, exigindo variedades com alto potencial produtivo.
As vantagens são muitas em relação aos cultivos no solo. PoderÃamos citar como as principais as seguintes:
Vantagens agregadas na comercialização
- A higiene, pois as hortaliças não estão em contato com o solo, evitando uma série de contaminações por contato.
- A padronização dos produtos na hora da colheita, pois como a nutrição é equilibrada e as mudas são selecionadas na hora do transplante, no final do processo teremos plantas homogêneas, com valor agregado e 100% de aproveitamento.
Vantagens que minimizam o custo de produção
- Para se produzir o mesmo volume de alfaces, no sistema hidropônicogasta-se apenas 20% da água que se utilizaria no sistema convencional.
- Por se tratar de um cultivo protegido (sob casa de vegetação), o Ãndice de incidência de pragas e doenças é muito mais baixo. Economiza-se muito em defensivos agrícolas e se obtém uma hortaliça com qualidade superior.
- Em hidroponia, consegue-se cultivar um volume de alfaces bem maior do que em campo aberto.Assim, a área comprometida com a produção é muito menor, podendo ser instalada mais próxima dos centros consumidores. Menos combustÃvel gasto na logÃstica.
Vantagens ao meio ambiente (sustentabilidade)
- O cuidado com o bem-estar do colaborador chama a atenção nesta técnica, pois o trabalho é leve e a ergometria foi pensada para facilitar os trabalhos de transplante e colheita, pois os canteiros são suspensos, facilitando muito estas tarefas.
- A economia de água, em relação a outros processos produtivos, é enorme por se tratar de um sistema de irrigação fechado, ou seja, a água é bombeada do reservatório para as mesas de cultivo e em seguida retorna ao reservatório, permanecendo neste ciclo. Apenas a água evapotranspirada é reposta diariamente.
- O conceito de hidroponia defende a posição de que todo o cultivo que não utiliza o solo é hidroponia. Assim, por não utilizar o solo, logicamente estaremos preservando-o.
- A técnica hidropônica, como já foi dito, utiliza um percentual muito menor de defensivos agrícolas nas culturas, e busca de forma incessante, seguindo tendências internacionais, a substituição por produtos de origem biológica, tonando-se cada vez mais uma técnica com conceitos muito consistentes de sustentabilidade.
Â
Cultivares
Tecnicamente, pode-se produzir qualquer variedade de alface em hidroponia. Sugere-se que ao iniciar a produção o produtor avalie:
ü Condições climáticas predominantes, pois existem variedades mais adaptadas ao calor, frio, umidade, e ainda variedades com resistência a doenças.
üAs preferências do público consumidor. Existem preferências distintas de região para região.Então, é fundamental fazer uma pesquisa para saber o que o consumidor está disposto a consumir. Claro que também existe um movimento do consumidor na busca de novidades e, desta forma, cabe ao produtor se aventurar em novas variedades para atender esta demanda.
Pesquisas
As indústrias produtoras de sementes estão investindo grandes somas na pesquisa e produção de variedades com resistências a doenças e com características diferenciadas no sabor, cor e texturas que estimulem o mercado que se apresenta cada vez mais exigente.
Novidades
Com relação às variedades hidropônicas, podemos apontar como diferenciais:
ð Variedades com resistência a certas doenças que no passado assolava a produção, como por exemplo, o míldio.Isto foi um avanço muito significativo que deve ser estimulado, pois torna a cultivar mais saudável, e o custo de produção mais baixo, com reduzido Ãndice de perdas.
ü A melhoria do sabor e durabilidade das hortaliças por meio de cruzamentos genéticos tem trazido cada vez mais prazer ao consumo, atendendo uma demanda crescente pela gastronomia saudável e saborosa. Hoje já temos variedades de alfaces adocicadas.