Com investimentos em inovação no setor de celulose, a Eldorado Brasil desenvolveu internamente uma nova tecnologia para definição de linhas de plantio de eucalipto com uma solução que torna o processo mais preciso e ágil, garantindo a redução de custos e o aumento da produtividade no campo, por meio do uso de Vant (veículo aéreo não-tripulado), GPS e piloto automático. É a primeira companhia do mundo a adotar uma solução desse tipo para florestas.
Segundo o gerente de Planejamento e Controle Florestal, Carlos Justo, o projeto tem como objetivo otimizar o processo, levando em conta diversas variáveis que podem impactar a produção futura. “Enquanto usualmente a definição da linha de plantio é feita em campo, de forma visual, sem o levantamento de qualquer informação adicional, o Vant gera modelos em três dimensões que permitem avaliar questões como o microrrelevo, ajudando na definição do melhor desenho para prevenir erosões. A olho nu, por exemplo, o operador poderia entender que aquela área é totalmente plana“, explica.
Otimização do processo
Com a implantação de ferramentas computacionais de automação, a área de planejamento e mensuração da Eldorado ficou responsável por definir as linhas de plantio. Na prática, significa que o operador de máquinas recebe um pen drive com as definições e acompanha a operação da máquina, que tem piloto automático e é guiada por GPS.
A iniciativa gerou ganhos de produtividade, pois o operador pode seguir em linha contÃnua entre dois “talhões“, mesmo se houver uma estrada dividindo-os, evitando, assim, manobrar o trator desnecessariamente.
Entre os benefícios, estima-se um aumento de 10% de aumento de rendimento nas operações de plantio ““ ou seja, a cada dez hectares é possível plantar mais um, gastando menos tempo e combustÃvel. Além disso, o projeto também permite a melhor conservação e uso do solo, em que se estima um ganho de até 3% no aproveitamento das áreas para plantio.
“As linhas de plantio estão georreferenciadas com precisão centimétrica. Com isso, diversos outros processos mecanizados podem futuramente ser automatizados, como irrigação, adubação e operações de controles de matocompetição, por exemplo“, afirma Justo.
Para otimizar o monitoramento florestal, a Eldorado Brasil adquiriu em 2013 três Vants de origem suÃça. As imagens fornecidas pelos aparelhos têm precisão que permite captar detalhes desde o plantio das mudas até o desenvolvimento das árvores. A capacidade tecnológica dos equipamentos permite que o trabalho que antes seria realizado de dois a três dias, seja feito em apenas oito horas. Cada Vant faz, em média, dez voos por dia e registra cerca de 230 hectares, área equivalente a 280 estádios de futebol do tamanho do Maracanã.